Será que você pode praticar esporte gripado? Essa é uma dúvida comum, tanto para pessoas que estão começando a praticar uma modalidade quanto para quem faz isso regularmente. E a resposta para ela vai depender de uma série de fatores e situações diferentes.
Dito isso, veja mais informações sobre esse assunto a seguir. Saiba se há alguma limitação que te impeça de fazer seu esporte gripado ou com sintomas de doenças em geral. Além disso, veja ainda algumas dicas de como não perder seus treinos diante dessas situações.
Pode praticar esporte gripado?
Em primeiro lugar, é muito importante avaliar como você se sente. Isso porque existem alguns sintomas da gripe que impactam sua capacidade de se mexer e respirar adequadamente. Nesses casos, é muito importante que você evite exercício em casos de:
- Febre alta;
- Coriza constante;
- Dores de cabeça e no corpo;
- Outros sintomas debilitantes.
Para além desses aspectos, existe um outro problema ao praticar esporte gripado. Quase toda a atividade esportiva que realizar vai colocar você em contato com outras pessoas. Assim, o risco de contaminá-las com o vírus da gripe e resfriado é bastante grande.
Agora, existe um outro lado. Se você tiver sintomas leves, que não lhe impeçam de realizar os exercícios, poderá praticar o seu esporte. O mesmo vale para atividades físicas marcadas por treinos individuais, que não coloquem outras pessoas em risco de ficar doentes.
Outras informações importantes sobre o assunto
Como você viu, dependendo do contexto o melhor é não praticar esporte gripado. Até porque, quando se está doente o seu corpo necessita de repouso constante. É dessa forma que ele irá se recuperar de forma eficiente e, quanto antes fizer, mais cedo poderá voltar aos treinos.
Algo importante a ser levado em conta é que, durante exercícios e atividades físicas, é normal a perda de líquidos e sais minerais do corpo. E quando você está doente, isso acaba sendo mais prejudicial para sua recuperação. Nesse sentido, é muito importante ter em mente o seguinte:
- Em casos de febre, é preciso esperar pelo menos 48 horas do fim dos sintomas para retomar seus treinos;
- Se você pretende praticar esporte gripado, pegue leve na intensidade de seus exercícios. Caso contrário há riscos de prolongar a doença;
- Além disso, caso esteja com problemas em se curar dos sintomas apresentados pela doença, procure um médio especializado.
Na medida em que seguir essas orientações, você poderá continuar aproveitando seu esporte sem problemas. E se tiver que parar, poderá voltar a fazê-lo em pouco tempo.
Considerações finais sobre praticar esporte gripado
É necessário considerar que, para conseguir ter o melhor desempenho na atividade física que você pratica seu corpo precisa estar 100%. Caso contrário há o risco de não conseguir se sair bem, tanto em treinos quanto em partidas de modalidades diversas.
Assim sendo, o melhor é levar em consideração a intensidade da doença e como você está se sentindo. E independentemente disso, o seu foco deve ser na melhora constante e progressiva. Isso inclui tomar as medidas necessárias para isso, como por exemplo:
- Repouso constante;
- Hidratação contínua com bastante água;
- Alimentação adequada;
- Uso de medicamentos caso seja necessário.
Tudo isso resultará em um ótimo processo de recuperação. E na medida em que voltar a se sentir 100%, poderá voltar para sua rotina de treinos e partidas. Por isso, tenha a certeza de só praticar esporte gripado se os sintomas forem leves e inofensivos a outras pessoas.
Por outro lado, invista reestabelecer sua saúde e integridade física. Por fim, assim que o pior de seus sintomas passar, já poderá retomar aos poucos a sua modalidade, seja ela qual for. De qualquer forma, saúde é o principal, para você e os atletas que convive.
Para mais detalhes sobre os esportes mais comuns, acesse o site Senhor Esporte.