Mantendo seu cão confortável durante as diferentes estações do ano

Os cães sentem as variações de temperatura, assim como os seres humanos. Inclusive, a depender do tipo de pelo, ele pode sentir mais frio ou mais calor, mesmo contando com essa camada natural para ajudar na regulação da temperatura corporal.

Em cada estação do ano, os cuidados mudam e os tutores devem ficar atentos aos termômetros. Quando o frio chega, uma roupa para cachorro é ótima para aquecer os amigos de pelo curto. Já no verão, colocar gelo e oferecer um local fresco é a melhor atitude.

Entenda agora como deixar seu pet confortável, não importa qual seja a época. Seu companheiro de quatro patas vai agradecer o cuidado.

Verão

A época mais quente do ano pede muita atenção com a hidratação. Coloque sempre água fresca nas tigelas e, se possível, adicione algumas pedras de gelo.

Passeios também pedem cuidado, nada de sair com seu cão no horário mais quente. O ideal é levá-lo para dar uma volta antes das 9h e depois das 17h. Preste atenção também ao local onde o pet fica, deve ser um espaço arejado e com temperatura amena, se necessário ligue o ventilador ou ar-condicionado.

Para os cães que passam pela tosa, como os Poodles, o ideal é cortar o pelo. Só tome cuidado para não exagerar, já que a pelagem funciona também como proteção ao sol.

Outono

Nessa época, além das temperaturas caírem um pouco, há mudanças na umidade. Ou seja, é um período mais seco e que ainda pede atenção para a questão da hidratação.

Como não está tão quente, é natural que o animal diminua o consumo de água, por isso você deve manter uma tigela com o líquido fresco sempre à disposição. Vale incluir também mais alimentos úmidos misturados com a ração e focar em fortalecer a imunidade.

Essa é a melhor época para a prevenção contra a gripe. Por isso, leve seu cão para ser vacinado. Além disso, usar roupinhas e cobertores e manter o pet longe dos ventos faz parte das recomendações para o outono.

Inverno

Com a chegada do inverno, o foco fica no conforto térmico. As temperaturas mais baixas afetam tanto os de pelo curto quanto os de pelo longo. Os passeios devem ser feitos em horários em que o sol ainda se faz presente, ou seja, o meio da manhã e o começo da tarde acabam sendo boas opções.

Coloque roupinhas nos dias mais frios, cubra os pets no período da noite ou quando estiverem descansando e evite colocar a caminha em locais com correntes de ar. Ofereça água fresca e observe se o cão está bebendo, pois a hidratação segue sendo importante no inverno.

Por último, ajuste a quantidade de alimento oferecida, já que pode ser necessário dar um pouco mais de comida em uma das refeições. E se o cão precisar de um banho, passe bem longe da água fria.

Primavera

A primavera traz temperaturas mais amenas, porém seu cão ainda precisa de cuidados diferentes nessa época. O ideal é mudar o horário dos passeios, já que o sol tende a aparecer mais e deixar o asfalto quente. Antes das 10h e depois das 16h é uma boa escolha.

O banho não precisa ser gelado, mas também não deve ser muito quente. Opte por uma temperatura agradável e seque o animal com a ajuda de uma toalha. Se o dia estiver sem vento, vale deixar que ele termine de se secar ao sol. Na dúvida, opte por levar seu pet até um Pet Shop mais próximo.

Preste atenção também às alergias respiratórias. Assim como os humanos, os cães podem ser alérgicos ao pólen e apresentar sintomas como coceira, tosse seca, olhos lacrimejantes e espirros. Observou algum desses sinais? Leve seu aumigo para uma consulta com o veterinário!

Deixe um comentário