Já se foi a época em que se acreditava que os homens não deveriam cuidar da sua higiene pessoal. Hoje, eles estão muito mais abertos e conscientes da importância desses cuidados, que proporcionam benefícios para a saúde do corpo, além de impactar positivamente outras esferas, como a vida amorosa e até o trabalho.
Os cuidados com a higiene masculina são amplos e vão desde o uso de roupas que promovam mais higiene, como uma camisa ou cueca boxer transpirável, quanto de outras medidas específicas. Neste texto, conheça algumas dicas do que o homem pode fazer para manter a higiene e a saúde do corpo.
Cabelo
Acha que a higiene do cabelo se resume a lavá-lo com frequência e cortá-lo quando está grande demais? Esses são até hábitos importantes, mas os cuidados com ele vão além disso. Para ter um cabelo com aparência brilhante, vistosa e saudável, também é fundamental escolher shampoo e condicionador que sejam compatíveis com o seu tipo de cabelo.
Na hora de lavá-lo, é importante prestar atenção na temperatura da água. Se ela estiver muito quente, pode obstruir a estrutura do fio. Para obter melhores resultados, o ideal é fazer a lavagem com água fria ou morna — uma atitude simples, mas que faz toda a diferença. Pode-se utilizar outros produtos no cabelo, como espuma, óleo ou pomada, desde que eles não agridam os fios e, preferencialmente, sejam com fórmulas hidratantes.
Barba
A barba também é um elemento importante nos cuidados higiênicos do homem. Essa é uma região propícia ao acúmulo de sujeira e bactérias, sobretudo porque as mãos que passam pelos fios tocam em diversas superfícies durante o dia. O ideal é lavar a região diariamente, utilizando até mesmo um shampoo específico para essa área.
Também é possível aplicar produtos como óleo, balm ou condicionador para hidratar a barba, o que ajuda a limpá-la e deixá-la macia. Confira as instruções de cada produto para ver como ele funciona antes de aplicá-lo, encontrando aquele mais apropriado para os seus objetivos. E, claro, procure manter os pelos bem aparados e cuidados, o que evita deixá-lo com aparência desleixada.
Pele
É impossível falar de higiene pessoal sem citar os cuidados com a pele. Por exemplo, qual foi a última vez que você lavou o rosto? Esse simples ato ajuda a manter a higiene básica do corpo. Por estar próximo ao couro cabeludo, o rosto possui concentração maior de oleosidade, o que pode causar acne, cravos, erupções ou inflamações, além das bactérias e dos vírus a que ele fica exposto.
Para prevenir esses problemas, não hesite em utilizar sabonete facial apropriado para o seu tipo de pele. Também é possível usar outros produtos para deixar esse cuidado mais completo, como esfoliantes, tônicos e hidratantes faciais.
Os cuidados não se restringem ao rosto! Passar protetor solar todos os dias, mesmo quando estiver frio ou nublado, é outro diferencial. Ele protege a pele da radiação ultravioleta, responsável por deixá-la ressecada. A radiação também promove o envelhecimento precoce da pele, havendo o risco até de causar doenças como câncer de pele.
Boca
Muito se fala sobre como os homens procuram menos os médicos (o que é verdade), mas esse mal hábito também se estende aos dentistas. Sem essa checagem, que deve acontecer ao menos uma vez por ano, o indivíduo fica mais propenso a problemas envolvendo a higiene bucal, como cárie, mau hálito e gengivite.
Além da ida regular ao dentista, é importante adotar hábitos diários para cuidar bem da boca. Escovar os dentes após as refeições e utilizar o fio dental são recomendações conhecidas, mas que fazem toda a diferença.
Higiene íntima
Por último, mas não menos importante, é preciso estar atento à higiene íntima. Quando se faz a higienização correta do pênis, é possível prevenir o desenvolvimento do câncer de pênis, doença que registra cerca de seis mil novos casos por ano no país, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).
Essa limpeza deve ser feita diariamente com água e sabão durante o banho. Porém, a higienização também deve acontecer após as relações sexuais ou a masturbação. Para os homens que tem prepúcio, ele deve ser puxado com cuidado para trás, permitindo a limpeza da parte inferior. Também não se deve esquecer da limpeza da glande, a ponta do pênis, com o uso de água e sabonete suave.
Pensa que acabou? A higiene íntima masculina também inclui a depilação nesta área. A aparação dos pelos é um hábito muito bem-vindo, principalmente por essa região ser menos ventilada do que o restante do corpo. Isso contribui tanto para facilitar a higiene quanto para diminuir o odor desagradável, comum na região pubiana.