Cuidados essenciais para garantir a segurança na instalação de equipamentos embutidos

Está querendo deixar a sua casa mais moderna e sofisticada? Saiba que uma das formas mais práticas de conseguir essa transformação é com a escolha de eletrodomésticos de embutir nos móveis, como a coifa, o forno e o cooktop, que proporcionam mais facilidade e funcionalidade no dia a dia.

Especialmente indicados para cozinhas compactas, esses itens podem transformar a experiência dos moradores e trazer muito mais conforto para as tarefas diárias. São essas vantagens que ajudam a convencer cada vez mais gente a embutir os aparelhos em suas casas.

No entanto, como fazer essa instalação de forma segura? Quais são as precauções que devem ser tomadas e o que precisa ser observado no processo? Abaixo, conheça alguns cuidados indispensáveis que devem ser adotados para realizar essa instalação.

Dimensões e planejamento

Se a sua intenção é instalar eletrodomésticos embutidos em sua casa, saiba que essa é uma decisão que requer planejamento e preparação. Afinal, não é simplesmente embutir o eletrodoméstico onde você deseja, certo? Antes da instalação ser feita, é necessário medir o espaço disponível nos móveis da residência, certificando-se de que eles possuem as dimensões apropriadas para que os eletrodomésticos sejam embutidos corretamente.

Lembre-se de levar em conta, além do tamanho do eletrodoméstico em si, o espaço necessário para ventilação adequada. Por exemplo, o fundo do forno de embutir deve ter uma distância de pelo menos 5 cm da parede. Já a distância mínima entre a superfície do cooktop ou do fogão até a coifa deve ser maior do que 65 cm.

Essa verificação do espaço disponível já é um exemplo do planejamento da instalação de forma prática. Mas, antes disso, é preciso ter cuidado para escolher o local correto onde cada item será instalado, levando em conta aspectos como ergonomia e funcionalidade de cada equipamento. Priorize espaços que sejam de fácil acesso e que não impeçam a circulação no ambiente, proporcionando mais conforto para o seu dia a dia.

Preparação dos móveis e fixação

Além de escolher os cantos certos, também é preciso ter cuidado para que os móveis escolhidos estejam em boas condições para receber os equipamentos. A estrutura deles precisa estar bem conservada para que essa acomodação seja feita sem problemas. Em alguns casos, será preciso fazer algumas adaptações para que os móveis fiquem aptos para a instalação, então considere que isso deve fazer parte do processo e dos custos.

Uma questão importante que não pode ser esquecida é a fixação dos eletrodomésticos nesses móveis. Utilize os parafusos e acessórios fornecidos pelo fabricante para fazer a fixação correta, certificando-se de que eles fiquem bem acoplados e posicionados de forma segura. Se for o caso, chame um profissional qualificado para fazer a instalação e não correr riscos.

Conexão elétrica e hidráulica

Pensa que acabou? Ainda não! É impossível falar de segurança sem citar os cuidados que se deve ter com a conexão elétrica e hidráulica desses equipamentos.

Seguir as instruções fornecidas pelos fabricantes é indispensável. Além disso, para evitar problemas, é recomendado contratar um profissional para essa tarefa. Também é necessário cuidado quando a instalação envolver a conexão com o gás, como é o caso de alguns modelos de cooktop e forno.

Manutenção regular

Os cuidados continuam após a devida instalação desses aparelhos. É preciso criar o hábito de realizar a manutenção regular desses eletrodomésticos, seguindo as orientações disponibilizadas pelos fabricantes. Ao negligenciar esses cuidados, a vida útil e o funcionamento dos equipamentos são comprometidos, tornando-os mais suscetíveis a danos.

Deixe um comentário