Conheça os principais documentos para abrir um pet shop

Fez o curso de banho e tosa e deseja abrir um pet shop em sua cidade? Sem dúvidas, é uma ótima ideia! Afinal, é um segmento em constante crescimento ao longo dos últimos anos.

No entanto, para abrir um pet shop é preciso reunir alguns documentos que vão garantir o funcionamento totalmente legalizado de seu negócio.

E nós vamos te explicar detalhadamente quais são os documentos a partir de agora, para que possa abrir seu negócio e colocar em prática tudo que aprendeu ao longo do curso de banho e tosa!

Documentos para abrir um pet shop regularizado

A abertura do pet shop requer planejamento, para que caiba em seu orçamento e seja regularizado tendo a seguinte documentação:

1.      Abertura do CNPJ

Dependendo de qual o porte do negócio, é possível abrir seu pet shop como MEI, oferecendo o serviço de banho e tosa.

No entanto, se deseja abrir um negócio de porte maior desde o início do funcionamento, é possível fazer um contrato social com ajuda de um contador e solicitar a abertura do CNPJ emitido pela Receita Federal.

2.      Inscrição estadual

Além de ter CNPJ, seu negócio precisará do registo formal na Receita Estadual que é conhecido como inscrição estadual.

Quando a abertura do negócio é como MEI, o cadastro é feito automaticamente em conjunto com a regularização da empresa. Caso seja um outro tipo de CNPJ, procure ajuda de seu contador para regularizar a inscrição estadual.

3.      Alvará de funcionamento

O alvará de funcionamento é necessário para que a empresa possa funcionar de forma totalmente licenciada.

Para que seja emitido, a Vigilância Sanitária examina o local e observa se as instalações estão de acordo com a Resolução RDC n° 216/2004. Portanto, durante sua reforma do espaço para abertura do negócio é importante fazer todas as instalações de acordo com a norma.

Visando evitar problemas na obtenção de seu alvará de funcionamento que é fundamental para a regularização da empresa.

4.      Vistoria dos bombeiros

Outra etapa importante é a vistoria do Corpo de Bombeiros na empresa, para que tenha o AVCB e possa funcionar com riscos de incêndio minimizados.

5.      Matrícula no INSS

Quem abre a empresa com CNPJ que não é MEI e tem alguns funcionários precisa de matrícula no INSS para que possa pagar a contribuição com a previdência que os colaboradores devem receber.

Conte com ajuda especializada

Quem tem pouco dinheiro para investir e deseja começar um pet shop pequeno, usando uma estrutura mais simples pode fazer a regularização como MEI.

Tendo em vista que, é um processo muito mais simples e rápido de fazer, permitindo a regularização de seu negócio de forma simplificada e com baixo investimento inicial.

Mas se prefere abrir a empresa com aporte maior de capital, conte com um bom contador que possa oferecer todo o suporte necessário para uma abertura legalizada e desburocratizada.

De modo que, consiga ter ótimos resultados em seu pet shop e possa trabalhar tranquilo. Tendo a certeza de que está regular e não enfrentará problemas com eventuais fiscalizações na empresa.

Deixe um comentário