Pode não parecer, mas a censura está cada vez maior, seja nas redes sociais ou nas tecnologias que surgem para facilitar a vida das pessoas. Podemos dizer que essa censura é acompanhada de uma falsa liberdade de expressão, quando você acha que tem direitos mas eles na verdade estão sendo censurados. Isso tem acontecido ao redor do mundo, onde governos estão, cada vez mais, estabelecendo medidas com o intuito de censurar a liberdade de expressão, principalmente em volta de assuntos políticos e humanitários.
Muitos sabem que a liberdade de expressão é um direito fundamental para todos os seres humanos, assim como qualquer outro direito individual. É claro que existe um problema quando essa liberdade é excedida, porém, políticas de censura estão sendo usadas para calar quem está na internet falando sobre pautas sérias, como política e meio ambiente ou denunciando governos autoritários e sem nenhum tipo de liberdade.
É nesse momento que a tecnologia vem para ajudar quem quer estar presente nesses debates e não quer ser censurado pelo governo de determinado país. Um dos recursos mais utilizados são as VPNs, que podem ser usadas em praticamente qualquer dispositivo. A VPN para Windows costuma ser a mais procurada e utilizada por quem quer ter acesso a informação sem ser bloqueado pelo governo ou qualquer outro órgão que esteja praticando a censura.
Confira abaixo outras tecnologias que têm ajudado a sociedade a superar a censura ao redor do mundo para que todos possam exercer o seu direito à liberdade de expressão.
VPNs
As redes privadas, conhecidas como VPNs, estão se tornando cada vez mais comuns, principalmente em governos que censuram determinadas informações. Elas garantem que os usuários consigam acessar conteúdos que estejam bloqueados. Além disso, uma VPN cria uma espécie de túnel criptografado para um servidor seguro no exterior, o que permite que o usuário contorne os bloqueios regionais.
Com uma VPN, você consegue acessar, por exemplo, sites de notícias bloqueados, serviços bloqueados do Google, serviços de comunicação indisponíveis e outros sites que estejam bloqueados. Vale ressaltar que, ao utilizar uma VPN, você também garante que estará anônimo, o que significa que ninguém pode rastrear o conteúdo que você está acessando.
Criptografia e segurança online
A criptografia também é uma das tecnologias que têm sido adotadas como medida de segurança em governos que praticam a censura à informação. Ela tem sido usada devido ao constante vazamento de dados que colocaram um alerta na necessidade de aumentar a segurança das informações que estão na internet.
A criptografia é considerada um dos meios mais seguros e serve para proteger a privacidade de todos os dados que estão na internet. Isso acontece porque a criptografia é basicamente um conjunto de dados que foram pensados para proteger qualquer informação que esteja sendo trocada no ambiente virtual, o que faz com que apenas o emissor e o receptor consigam entender.
O sistema de criptografia reforça a segurança de determinada mensagem, embaralhando o conteúdo para quem não tiver autorização. Dessa maneira, somente o remetente e o destinatário conseguem acessar as informações, e eles precisam de chaves criptográficas para isso.
Mídias sociais e plataformas colaborativas
As mídias sociais também têm um papel superimportante na luta contra a censura que acontece ao redor do mundo. Isso porque as redes sociais conseguem levar a informação a qualquer pessoa. É por esse motivo que muitas delas são banidas de determinados governos, e é nesse ponto que as plataformas colaborativas entram. Essas plataformas fazem com que a informação chegue a todos os públicos, já que através delas é possível comunicar e apresentar notícias que são importantes para a sociedade mas que estão sendo censuradas pelos meios tradicionais.