6 técnicas que ajudam para o crescimento da sua empresa

Ter a sua empresa estagnada no mercado é algo que muitos empreendedores temem, portanto, é essencial estar informado sobre as técnicas que auxiliem no crescimento de um negócio. 

Uma curva de crescimento ascendente é algo natural em qualquer negócio que está dando certo, mas quando essa curva para de subir um sinal de alerta deve ser ligado. 

Uma estabilidade econômica é algo que almejado pelas empreendedores, entretanto, é importante ter em mente que estabilidade é diferente de estagnação. 

A estagnação pode trazer prejuízos, como a empresa ser passada para trás pelos concorrentes e começar a perder clientes e reduzir o faturamento. 

Esse ponto é pouco refletido pelos empreendedores, principalmente os iniciantes, que pensaram tentar criar uma curva ascendente de crescimento dos primeiros meses do negócio. 

Que inclusive, são os meses mais críticos para um empreendedor, pois a marca ainda não possui clientes, não é conhecida e poderá ter seu faturamento estagnado nos primeiros meses de funcionamento, que tendem a serem os mais custosos. 

Abrir uma empresa é algo custoso, pois é necessário arcar com as despesas burocráticas e os materiais de produção, além do aluguel de um espaço. 

Por exemplo, uma empresa que fabrica jaqueta personalizada empresa, precisará de um investimento inicial considerável para comprar os materiais de personalização, e o retorno precisa vir logo nos primeiros meses de funcionamento, assim como qualquer negócio. 

Portanto, após passar por essa fase tão difícil, os empreendedores podem não enxergar a importância de sempre investir seus esforços em continuar com o crescimento da empresa. 

Porém, é essencial ter em mente que atualmente qualquer mercado se encontra extremamente competitivo, devido às revoluções tecnológicas e de informação, que permitem que qualquer pessoa abra um negócio e se divulgue de forma efetiva. 

Dessa forma, para auxiliar os empreendedores, esse texto possui como objetivo apresentar as técnicas e ferramentas que garantem o crescimento de qualquer empresa, até mesmo daquelas que comercializam persiana painel para quarto.

Como saber se uma empresa está estagnada? 

Quando uma empresa não está indo bem no mercado é muito simples detectar isso, pois o faturamento é pequeno, as pessoas não conhecem a marca e as compras realizadas pelos clientes são sempre em quantidades pequenas, ou seja, os estoques continuam cheios. 

Mas, a estagnação é algo que é percebido após meses após o início do ocorrido, porque além de ser um processo gradual, o empreendedor pode sempre pensar que a situação vai melhorar no próximo mês ou pode estar satisfeito com os números.

Um empreendedor de sucesso sempre enxerga o crescimento como um objetivo fixo e não se contenta com o mesmo faturamento, mês após mês. 

Portanto, se a empresa apresenta às seguintes situações, provavelmente ela está estagnada e ações devem ser tomadas: 

  • Faturamento constante; 
  • Pouca inovação de produtos; 
  • Perda de posicionamento; 
  • Funcionários desmotivados. 

Esses são os 4 principais sinais de estagnação, sendo o principal deles o faturamento constante, ou seja, que não varia no decorrer dos meses. 

Uma estabilidade econômica é algo desejado por diversos empreendedores, porém, a estagnação não significa estabilidade, pois o empreendedor pode facilmente perder clientes quando está estagnado. 

O mercado é extremamente competitivo, até mesmo o de venda de caderno personalizado atacado

A qualquer brecha uma empresa consegue se destacar, portanto, quando uma empresa não investe em posicionamento ela pode não ser mais referência no mercado. 

Após alguns meses de estagnação, o empreendedor começa a notar que seus estoques já não saem mais como antes e que poucos novos clientes realizam compras com a empresa.

É antes desse ponto que ações devem ser tomadas, pois todo mês é essencial se planejar para conquistar novos clientes e vender todo o estoque, até mesmo os mais caros de ar condicionado central para casas

Técnicas para impulsionar o crescimento de uma empresa 

Retomar às atividades e conquistar o mercado não é uma tarefa fácil, entretanto, não é impossível, basta seguir às seguintes dicas: 

  • Crie páginas na internet; 
  • Invista nas ferramentas de SEO;
  • Aplique treinamentos dos funcionários; 
  • Faça pesquisas de mercado; 
  • Faça um rebranding. 

Essas dicas quando aplicadas conjuntamente e até mesmo individualmente vão impulsionar o crescimento de qualquer empresa. 

1- Crie páginas na internet

Para o sucesso de uma empresa contemporânea é necessário estar visível na internet, por meio da criação de páginas online, como sites e redes sociais. 

Atualmente, uma empresa não estar presente na internet pode significar até mesmo que ela não existe. 

Por exemplo, quando as pessoas pesquisam o nome de um estúdio para gravação nos buscadores, principalmente o Google, elas buscam o endereço da empresa, seu portfólio, feedbacks dos clientes antigos, dentre outras informações. 

Quando isso não está disponível, dificilmente aquela pessoa vai conseguir ir visitar o estúdio e conhecer seus serviços. 

O ideal é sempre criar um site onde exista a possibilidade de compras online, pois além do fácil acesso das informações da empresa, o cliente pode realizar uma compra. 

As compras online é um nicho que está crescendo muito atualmente, portanto, as empresas precisam se atualizar sobre isso, o que está sendo uma tendência, realizada inclusive por empresas antigas e já consolidadas no mercado e ajuda muito quem está procurando por um produto ou serviço, como é o caso das pesquisas por o melhor ar condicionado do mercado.

2- Invista nas ferramentas de SEO

SEO é uma abreviação para Search Engine Optimization, sendo traduzido para o português como otimização de mecanismos de busca. 

Sendo assim, é uma metodologia que utiliza diversas ferramentas para posicionar bem um site nos buscadores. 

Os buscadores possuem algoritmos que classificam as páginas na internet de acordo com a sua relevância. 

Portanto, para um empreendedor ter destaque no mercado, ele precisa tornar o seu site e demais páginas online relevantes. 

Dessa forma, quando alguém digitar nos buscadores “ abrir fechadura antiga” conseguirá encontrar um chaveiro 24h facilmente, pois o empreendedor por trás desse negócio investe em SEO.  

Esse processo pode ocorrer através da utilização das ferramentas do Google para empreendedores, como o Google ADS e o Analytics, produção de conteúdos originais e inovadores, backlinks, dentre outros exemplos. 

3- Aplique treinamentos dos funcionários

Um dos motivos que podem estar causando o estagnamento de uma empresa é a maneira que esta lida com o cliente. 

Atualmente, os clientes não buscam mais apenas consumir produtos e serviços, eles desejam passar por uma experiência de compra. 

Um bom atendimento ao cliente faz parte dessa experiência, portanto, é essencial investir em treinamentos para os funcionários. 

Esses treinamentos podem ser voltados a melhora do atendimento ao cliente, gestão de tempo, comunicação não violenta, planejamento de carreira, dentre outros fatores que podem auxiliar um funcionário a se desenvolver melhor.

Treinamentos relacionados a melhoria no desempenho das atividades oferecidas ao público, como qualificação de desempenho de equipamentos, também devem ser sempre oferecidos, para o cliente ter acesso a serviços excelentes. 

4- Faça pesquisas de mercado

Outro ponto chave para o sucesso de uma empresa já consolidada no mercado é trazer novidades para os clientes. 

Essas novidades devem ser precedidas de uma pesquisa de mercado, realizada com o objetivo de compreender o que o público alvo deseja consumir.

5- Faça parcerias 

A décadas as empresas realizam parcerias com outras empresas ou eventos para que sua visibilidade aumenta, sendo possível atualmente, até mesmo a realização de parcerias com influencers digitais. 

As pessoas buscam por consumir produtos e serviços que sejam indicados pelos seus amigos e colegas, ou seja, que tenham uma pré-aprovação de um conhecido. 

Dessa forma, investir em parcerias com influencers é uma ideia interessante, até porque, eles realmente impactam no mundo digital, aumentando as vendas de qualquer produto, até mesmo de mesa plataforma escritório

O mesmo vale para parcerias com outras empresas e exposição de produtos em eventos, que geram uma visibilidade maior para a empresa.  

6- Faça um rebranding

Em última instância, quando realmente as técnicas aplicadas não vão produzir os resultados desejados e a empresa já não se encontram mais estagnadas, mas sim em processo de perda de posicionamento no mercado e redução de lucros, é interessante o rebranding. 

Branding significa marca, portanto rebranding é o processo de ressignificação de uma marca, que engloba a reformulação do logotipo, produtos, embalagens, público-alvo, dentre uma série de fatores. 

O rebranding pode gerar um novo posicionamento da empresa no mercado, às vezes apenas alterando um logotipo que possui uma maior aceitação pelo público. 

Considerações finais 

Com as dicas apresentadas no decorrer desse texto um empreendedor que se preocupa em sempre estar bem posicionado no mercado não ficará mais estagnado. 

Para uma empresa ter sucesso, o empreendedor e as equipes por trás dela devem ter sede de crescimento e sempre almejar um faturamento maior a cada mês. 

Com a internet e diversas outras tecnologias e ferramentas, as empresas podem se posicionar facilmente e alavancar o seu reconhecimento no mercado. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

1 comentário em “6 técnicas que ajudam para o crescimento da sua empresa”

Deixe um comentário