A inovação é importante para algumas organizações, muitas pessoas sabem disso mas não sabem quais ferramentas utilizar para que possa promover a empresa, entenda um pouco mais sobre este assunto.
Conteúdo:
O que é inovação?
A inovação é a ação de inovar através de algo que já está feito, deixando-o de uma forma diferente. É fazer algo que as pessoas ao redor ainda não fizeram.
Ao abrir um novo negócio é necessário ser diferente de tudo o que já está no mercado, observe cada detalhe.
Por exemplo, se você decidiu implementar o seu novo empreendimento no shopping, ele precisa ser inovador o suficiente para concorrer com todas as lojas presentes.
Se o seu negócio for semelhante aos que já estão instalados ao redor, é necessário fazer algo inovador para que possa chamar a atenção do público, concorrendo de uma maneira diferente.
Pode ser que você tenha uma ideia de alguma coisa que ninguém fez, se isso acontecer, será necessário testar esse empreendimento antes de colocá-lo na rua.
Poderá testar dentro de um evento, onde tem um público que pode experimentar o produto ou serviço antes dele ser lançado.
Testar uma nova ideia, um empreendimento inovador é fundamental porque na hora do lançamento ele precisa estar o mais arredondado possível para que ele tenha sucesso.
Qual é a importância da inovação?
As empresas inovadoras são as que faturam no mercado, elas têm uma maior margem de lucro e mais contratam pessoas.
Ela ajuda empresas a se promoverem, oferecendo produtos e serviços diferentes dos demais concorrentes, fazendo com que sua empresa se torne única.
Criatividade e inovação são conceitos muito tingidos hoje no mercado de trabalho em geral, pessoas dentro das organizações querem promover cada vez mais.
Com essas duas habilidades você terá sucesso e agilidade suficiente para conseguir encontrar soluções para os problemas e construir um negócio.
A criatividade basicamente é conseguir resolver um problema usando novas ideias e soluções.
Enquanto inovação é fazer de uma forma diferente, propor realmente uma renovação incremental que, às vezes, é só a melhoria de um processo que já está sendo feito.
Inovação disruptiva
Essas inovações mudam o mercado e a forma de se comportar ou prestar o serviço para o cliente.
Existem algumas dicas que podem ajudar a promover de maneira efetiva e prática dentro da empresa, algumas delas são:
- Autonomia da equipe;
- Feedbacks;
- Propor desafios;
- Novas abordagens;
- Integrar a equipe.
Abaixo iremos explicar com maiores detalhes cada tópico mencionado.
- Autonomia da equipe
Você deve encorajar a autonomia da equipe, deixar com que a equipe se envolva no projeto.
Apesar de já ter regras estabelecidas, dar autonomia para que as pessoas mudem o processo e possam fazer inovações, sendo criativas para resolver o problema.
- Feedbacks
Precisa haver um ambiente que tenha uma cultura de dar feedback, uma situação que precisa corrigir, um ponto a ser reforçado e um momento para realmente prestar feedback para a equipe.
Com esses feedbacks, poderá revolucionar diversas situações dentro da organização, principalmente se forem críticas construtivas.
- Propor desafios
Propor desafios precisa ter um ambiente que promova desafios, algo que as pessoas precisam sentir saindo da zona de conforto, fazendo algo novo e que precisa alcançar uma meta.
Criar um produto e colocar isso para o time como formato de desafio, que seja alcançado.
- Novas abordagens
Promove-se um ambiente de inovação com novas metodologias e conceitos, conhecimentos e ferramentas, para que realmente a equipe comece a pensar fora da caixa e ver novas possibilidades.
- Integrar a equipe
É necessário a colaboração e diversidade dentro da equipe, pessoas com idades diferentes, formas de pensar distintas, experiências diferentes, isso vai ajudar a trazer novas Ideias.
Assim, irão confrontar ideias e, a partir dessa colaboração, conseguirão ter muito mais criatividade e inovação.
Ferramentas para auxiliar na inovação
Existem algumas ferramentas que são muito comuns no mercado, elas auxiliam para a inovação da empresa.
- Mapa da empatia
O mapa da empatia é uma ferramenta simples e visual que serve para entender o público do seu negócio.
Só quando você conhece o seu público-alvo que é possível mudar o produto fazendo com que o cliente compre, use e apoie.
Com o mapa da empatia será possível se colocar no lugar de outra pessoa, pensando o que ela sente e o que ela precisa
Sendo assim, você fará as inovações da empresa, com base nos sentimentos e pensamentos do cliente.
- Design Thinking
É um conceito que surgiu dentro do design, mas ele pode ser utilizado para qualquer área, é uma forma de pensar que ajuda a resolver diversos problemas de todos os tipos.
Empresas que investem nesta ferramenta têm o design surpreendente e que desperta interesses dos profissionais de diversos nichos.
Essa ferramenta une a sensibilidade do design, métodos para atender às necessidades das pessoas e o que é possível realizar tecnologicamente.
Com essa obrigação, vê a possibilidade de transformar a forma com que a organização desenvolve os produtos, serviços e processos. Assim, também permitindo que indivíduos sem conexão com a área de design usem essa ferramentas criativas para resolução de seus problemas.
- CRM
O sistema crm, tem por significado Customer Relationship Management, que é uma ferramenta que ajuda na inovação em questão do relacionamento com o cliente.
O principal objetivo do CRM é automatizar qualquer tipo de contato com o cliente.
Ele irá inovar a forma de guardar os dados e informações dos clientes e dos leads, que são os futuros clientes.
Muitas pessoas usam papel ou até mesmo uma planilha para guardar essas informações, o que é ultrapassado e pouco prático. Com o crm online grátis, será possível guardar dentro desta plataforma.
Além de guardar essas informações, é possível obter quais páginas ele visitou dentro do site da empresa, materiais ele baixou e formulários enviados.
Baseado nessas ações, é possível nutrir e fazer com que esses clientes possam comprar mais ou até mesmo a primeira vez.
O crm online free ajuda a trazer novas pessoas e colocar eles e seus dados dentro de um lugar específico, onde pode consultar.
Com o CRM é possível melhorar no atendimento, se relacionar com os atuais clientes e as pessoas que têm dúvidas com base nos seus gostos e interesses.
Por exemplo, se o cliente está em dúvidas como como ele poderá acionar a garantia, é possível enviar vários e-mails através do crm software para responder as dúvidas dele.
- Funil de vendas
Essa é uma ferramenta que também poderá ser inovadora, porque com ela é possível acompanhar a jornada de compra do cliente.
Muitas empresas não fazem a utilização dele, mas é muito importante e eficiente, porque com o uso do app funil de vendas o vendedor saberá exatamente como agir em cada fase com o cliente.
Com essas ferramentas, é possível que exista uma inovação na organização fazendo com que ela se torne diferente dos seus concorrentes.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.