O Pastel de Belém é uma das sobremesas mais famosas e tradicionais de Portugal, originária da cidade de Belém, em Lisboa.
Agora imagine uma Torta Pastel de Belém?
Ela é assada em forno bem quente, até ficar dourada e caramelizada por cima. É servida ainda quente ou morna, polvilhada com açúcar de confeiteiro e canela em pó, ou sem nada mesmo, vai do gosto particular de cada um.
Vem aprender a fazer a sua.
Ingredientes
Para a massa brisée ou massa podre
- 250g de farinha de trigo
- 125g de manteiga gelada picada em cubos
- 1 pitada de sal
- 4 colheres de sopa de água
- 2 gemas
Para o creme de confeiteiro
- 2 favas de baunilha* ou duas colheres (chá) de extrato de baunilha
- 500ml de leite integral
- 325g de creme de leite fresco
- 2 ovos
- 2 gemas
- 210g de açúcar refinado
- 85g de amido de milho
- 25g de manteiga sem sal
Modo de fazer
A massa
Misture a água e as gemas em uma tigelinha. Reserve.
Em uma tigela peneire a farinha de trigo e o sal. Junte a manteiga gelada picadinha e amasse, com as pontas dos dedos, até formar uma farofa úmida. Junte a mistura de água e gemas, amassando apenas o suficiente para conseguir formar uma bola de massa. Você pode fazer esse mesmo processo no processador, pulsando varias vezes, ou na batedeira com o garfo tipo raquete.
Forme uma bola de massa, achate para conseguir um disco, embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 1 hora.
Retire a massa da geladeira e abra-a com um rolo, sobre uma superfície enfarinhada. A massa deve ficar com menos de 0.5cm de espessura, e em formato de círculo de uns 28cm de diâmetro.
Com cuidado, enrole a massa no rolo e desenrole sobre sua forma, pressionando com delicadeza até a massa cobrir fundo e laterais da forma. Corte os excessos e com um garfo faça furos em toda a massa.
Reserve no freezer por pelo menos 15 minutos.
Comece a preparar o creme confeiteiro
Com uma faca de ponta, abra as favas de baunilha ao meio, no sentido do comprimento, e raspe o interior delas para extrair as sementes. Despeje o leite e o creme de leite fresco em uma panela, junte as favas e as sementes e leve ao fogo até ferver. Apague o fogo, tampe a panela e deixe em infusão por 15 minutos. Descarte as favas e reserve.
Assando a massa
Pré-aqueça o forno a 180 graus.
Retire a forma do freezer e cubra com um disco de papel manteiga de uns 28cm de diâmetro, moldando-o cuidadosamente para cobrir o fundo e as bordas da massa. Distribua pesos por cima [uso feijões ou arroz crus]. Leve ao forno por 20 minutos, até que as bordas comecem a ficar douradas.
Retire a massa do forno e deixe esfriar. Descarte os pesos e o papel manteiga. Reserve.
Finalizando o creme
Em uma tigela, bata os ovos, as gemas e o açúcar até que a mistura fique clara. Junte o amido de milho e misture para incorporar.
Leve a panela de leite, creme e baunilha de volta ao fogo, até ferver novamente. Quando ferver, despeje 1/3 da mistura de leite sobre a mistura de gemas, mexendo sem parar com o fouet. Volte tudo para a panela e cozinhe, sem parar de mexer, até a mistura ferver. Conte um minuto após a fervura e apague o fogo. Não esqueça de raspar bem as bordas da panela.
Retire do fogo e passe para uma tigela. Deixe esfriar por 10 minutos e então junte a manteiga. Misture até dissolver.
Enquanto isso, pré-aqueça o forno novamente a 180 graus.
Despeje o creme sobre a massa de torta pré-assada. Leve ao forno por mais 45 minutos, até que a superfície queime ligeiramente. Se sua torta for alta, esse tempo pode aumentar em uns 10 minutos.
Retire do forno, deixe esfriar e leve à geladeira por umas 3 horas, antes de servir.
* Se você não tem favas de baunilha, que são difíceis de achar e caras, pode usar o extrato. Use 2 colheres de chá, mas só adicione no final do preparo do creme, junto com a manteiga.
Essa Torta Pastel de Belém é a maior fantasia gastronômica dos amantes do Pastel de Belém.
Se você quiser saber mais receitas, já entra no nosso GRUPO DE RECEITAS no Whatsapp. É de graça e você recebe dezenas de receitas fáceis e práticas toda semana! Participe e comente também do nosso GRUPO DO FACEBOOK.