Split de pagamentos é um recurso automático para otimizar a redistribuição de valores em uma cadeia de pagamento. Por meio dele, um estabelecimento comercial consegue dividir os valores que constituem uma venda para outros recebedores, como o entregador, os profissionais que recebem comissão ou as lojas associadas.
Cuidar do fluxo financeiro de uma empresa não é um processo muito simples, principalmente quando precisamos dividir pagamentos, de forma manual, entre as partes envolvidas.
Além de ser uma tarefa burocrática e demorada, essa ação ainda é vulnerável a erros, em especial, quando muitas operações são registradas diariamente.
O split de pagamentos surgiu então como uma solução inovadora para tornar esse processo mais ágil, transparente e seguro.
Confira o conteúdo até o fim e saiba mais sobre esse recurso tão importante para a gestão de marketplaces e empreendedores diversos!
Conteúdo:
O que é split de pagamento?
Split de pagamentos é um serviço automatizado que possibilita a divisão dos valores de uma venda entre vários recebedores. Esse recurso funciona a partir de uma integração API (Application Programming Interface) em uma plataforma de pagamento digital.
Entretanto, apesar desse controle ser digital, o serviço é facilmente implementável em qualquer tipo de empreendimento, seja um estabelecimento comercial físico ou uma loja virtual. Tudo depende de você escolher a ferramenta certa!
Aliás, o split de pagamentos processa operações feitas em cartão débito, crédito e boleto bancário. Além disso, ele garante três grandes vantagens para as finanças da empresa:
- velocidade, eficiência e segurança com o lançamento de recebíveis;
- menos tributação, pois o repasse dos valores acontece antes de chegar na conta comercial do estabelecimento final, o que evita a incidências de novas tributações;
- dashboard centralizado para controle de pagamentos em tempo real e acompanhamento de status.
Como funciona o split de pagamentos?
De forma resumida, o split de pagamentos age como um intermediador de uma operação financeira. Esse processo segue regras automáticas e padronizadas, levando em conta as necessidades da empresa.
Portanto, valores como porcentagem ou quantidade de recebedores são definidos de forma prévia, de acordo com as demandas do negócio. Sendo assim, o gestor pode facilmente configurar o formato da divisão para que a ferramenta processe a operação de modo adequado.
Veja no esquema abaixo:
Como podemos ver na imagem, o pagamento é primeiramente dividido entre os outros recebedores antes de chegar na conta comercial da empresa.
Imagine, por exemplo, um salão de beleza que precisa repassar valores de comissão para pedicures, manicures e cabeleireiros. Se um cliente optar por todos esses serviços, o split de pagamento é a solução perfeita para otimizar a operação e repartir o dinheiro entre todos os envolvidos, de forma prática e efetiva.
Com a ajuda da plataforma de pagamentos adequada, o dono do salão de beleza recebe o pagamento normalmente com a maquininha de cartão e, antes de chegar na conta da empresa, o valor percentual da comissão chega aos funcionários. No final, o empreendedor recebe só sua parte específica.
Imagine a trabalheira diária que seria dividir cada um desses valores manualmente?
Por falar nisso, o processo é similar na gestão de marketplaces, mas isso é tema do tópico seguinte. Vamos a ele!
Split de pagamento e gestão de marketplace
O marketplace é uma plataforma online que faz o cadastro de um grupo de vendedores com compradores. Ele funciona como uma espécie de shopping center ou grande mercado digital, onde o cliente tem acesso a uma grande rede de varejistas e, ainda, uma vasta opção de produtos.
Dentre os marketplaces mais conhecidos, podemos citar a Amazon e o Mercado Livre, assim como há marketplaces de restaurantes e outros produtos, como o iFood.
Nesse sentido, o split de pagamentos é uma opção perfeita para gestão de marketplace. Afinal, os marketplaces precisam gerenciar de maneira segura e eficiente o recebimento dos pagamentos dos clientes e repassá-los aos lojistas e demais envolvidos.
Esse repasse é feito de forma 100% automática, rápida e transparente, antes que os valores do marketplace cheguem na sua própria conta.
E isso também gera reflexo nos clientes. Eles escolhem o método de pagamento e realizam um checkout rápido e seguro para confirmar a compra — sem redirecionamento para novas páginas ou demora burocrática.
Em resumo, o split de pagamentos é uma solução que contribui para todos os participantes da operação: desde o cliente, passando pelo lojista até o marketplace.
O vendedor, por sua vez, além de aproveitar a visibilidade e toda a infraestrutura operacional do marketplace para vender mais, ele já recebe seu percentual diretamente na conta do negócio.
Escolha a ferramenta certa para o split de pagamentos
Não tem como negar que as inovações tecnológicas vieram para ajudar ainda mais a vida de todo mundo, não é verdade?
Mas lembre-se: para isso, é fundamental contar com a plataforma de pagamentos certa para otimizar seus processos e melhorar a experiência de compra do seu público!
Afinal, esse recurso é apenas um dentre muitos outros que uma empresa pode implementar para impulsionar o fluxo financeiro e dar mais comodidade e conveniência ao cliente.
E então, gostou do conteúdo e entendeu o que é split de pagamento? Para mais artigos de qualidade, continue acompanhando as atualizações do blog. Até mais!
Este artigo foi escrito pela Zoop, fintech líder em tecnologia para serviços financeiros.