Simbolicamente, a safira é considerada a pedra da sabedoria. A partir dessa premissa, surge então o Setembro Safira, campanha iniciada em Florianópolis e que vem se expandindo a nível nacional em grande parte pelo apoio da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) e do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).
O objetivo da campanha é conscientizar e educar as pessoas quanto ao uso correto das lentes de contato. Isso porque pesquisas demonstram que 80% dos usuários têm hábitos inadequados, como não realizar a troca da lente de contato anual ou ainda molhá-las com água durante o banho.
Garantir que quem usa lentes de contato tenha mais conhecimento acerca da maneira adequada de armazená-las e higienizá-las é outro aspecto importante do Setembro Safira. Assim, é possível evitar prejuízos à visão e dar mais conforto aos olhos.
Lentes de contato para uma boa visão
Quem sofre com problemas de vista, tais como miopia e astigmatismo, além de doenças específicas como a ceratocone e deformidades na córnea, pode encontrar nas lentes de contato um grande auxílio para enxergar bem e com mais conforto.
Elas substituem o uso dos tradicionais óculos, sendo aplicadas diretamente nos olhos sem a necessidade de armações, oferecendo mais liberdade visual. Ao mesmo tempo, elas também contribuem com o aspecto estético, já que são facilmente adaptáveis aos olhos, sem qualquer tipo de obstrução visual.
Trata-se de um tecido transparente em formato arredondado que se ajusta ao formato do olho assim que aplicado, podendo ter ou não grau. Caso o usuário deseje, ele pode optar por lentes de contato de cor, alterando a parte colorida dos olhos — a chamada íris.
Uso correto das lentes é fundamental
É importante destacar que, apesar da praticidade e facilidade ao se utilizar as lentes de contato, muitas pessoas acabam fazendo mau uso dessas peças, o que, por sua vez, pode acarretar em problemas que vão desde infecções até, em casos mais graves, danos permanentes na visão.
Sendo assim, o Setembro Safira busca tornar esse uso mais seguro, evitando situações que ameacem a saúde ocular. Pensando nisso, a campanha estabelece uma lista com os 10 mandamentos para o uso correto das lentes de contato.
1º – Higienize as mãos
Faça a higienização correta das mãos antes de manusear as lentes, lavando-as com água e sabão. Depois, seque-as em uma toalha limpa ou papel toalha e só então pegue a lente.
2º – Limpe as lentes
As lentes de contato devem ser higienizadas apenas com soluções desenvolvidas para essa finalidade, jamais com soro fisiológico ou água da torneira. Após o uso das lentes, você deve lavá-las com essa solução, fazendo movimentos suaves para eliminar sujidades, lavar novamente e guardá-las no estojo também com a solução.
3º – Limpe o estojo
O estojo em que as lentes serão guardadas também deve ser lavado com a solução para lentes, devendo ser substituído a cada três meses de uso. Sempre que for usar as lentes, lembre-se de descartar a solução presente no estojo e repor com uma nova dose de solução.
4º – Respeite a validade
Um erro comum de muitos usuários é desobedecer às instruções do fabricante e usar as lentes por mais tempo que o determinado. O certo é descartá-las sempre que acabar o prazo de validade.
5º – Não durma de lente
A não ser em casos excepcionais e com indicação expressa do oftalmologista, jamais é permitido dormir com as lentes. Elas podem ficar presas na córnea, dificultando a remoção posterior.
6º – Não molhe com água
As lentes de contato são extremamente sensíveis, portanto não devem entrar em contato com água de qualquer espécie, independentemente de ela ser doce, salgada ou clorada.
7º – Use colírios
Para uma melhor lubrificação dos olhos, use colírios específicos para lentes de contato.
8º – Alterne o uso das lentes com os óculos
Apesar dos benefícios, as lentes de contato não substituem completamente o uso dos óculos, por isso o ideal é alternar entre um e outro.
9º – Higienize os olhos
Para evitar o acúmulo de oleosidade e de resquícios de cremes ou maquiagem, é necessário higienizar diariamente os olhos usando sabonete glicerinado neutro ou um específico para uso oftalmológico.
10º – Vá ao oftalmologista
Por último, mas não menos importante, é necessário manter o acompanhamento com o oftalmologista, buscando ajuda médica imediata em casos de desconforto, dor, irritação ou vermelhidão nos olhos ou ainda visão embaçada.