Segurança no uso de equipamentos industriais: práticas essenciais

A segurança ao usar equipamentos industriais é fundamental para evitar acidentes, desde os menos graves até os mais sérios.

Para evitar isso, é preciso realizar algumas práticas essenciais, como é o caso do uso de equipamentos de proteção das máquinas, por exemplo.

A empresa deve seguir as normas que visam a segurança do trabalho em máquinas e equipamentos, caso da NR-12.

Pensando em todos esses pontos, resolvemos trazer este conteúdo para mostrar um pouco mais sobre quais as melhores dicas e práticas para garantir a segurança total dos colaboradores ao manusear equipamentos industriais.

Vamos lá!

O que rege a segurança do uso de equipamentos industriais?

Ao falarmos sobre a segurança ao usar equipamentos e máquinas industriais, a principal regra para isso é a norma regulamentadora 12, conhecida como NR-12.

Essa é uma norma extremamente abrangente, sendo que um dos seus focos é justamente a segurança do trabalhador que atua diretamente com as máquinas e os equipamentos industriais.

É papel da empresa, por meio dessa norma, garantir a total integridade física, bem como a saúde dos seus colaboradores.

A seguir, veja um pouco mais sobre medidas práticas essenciais para garantir a segurança no uso de equipamentos industriais.

O foco na proteção coletiva

Essas práticas são aquelas que visam a implantação das proteções físicas em áreas que oferecem maior riscos.

Além disso, deve-se enclausurar ainda os sistemas de transmissão que funcionam com polias e com os tipos de correias, e também o circuito onde está a parada de emergência.

Logicamente, essas medidas práticas devem ser bem analisadas antes que possam ser colocadas em prática, de modo que ocorra uma análise considerando o próprio sistema de operação e o tipo da máquina.

Práticas de administração ou de organização de trabalho

Uma outra prática importante para garantir a segurança no uso de equipamentos industriais é o treinamento dos colaboradores. Ter conhecimento sobre o local de trabalho e os equipamentos utilizados, ajudam a garantir uma segurança maior.

Com esse treinamento, eles aprenderão a utilizar corretamente o sistema de segurança e quais são as práticas de proteção que precisam ser adotadas.

O treinamento desses colaboradores deve acontecer de forma periódica e precisa ser sempre registrado, esclarecendo como funcionam os procedimentos internos e deixando claro todos os riscos de cada atividade realizada.

A empresa também deve manter o foco na manutenção preventiva dos equipamentos, o que evita que eles apresentem falhas técnicas e coloquem em risco a integridade física dos funcionários.

Uso de equipamentos de proteção individuais

O uso dos equipamentos de proteção individuais é obrigatório nas empresas e uma forma de garantir a maior segurança ao se utilizar as máquinas industriais.

Entretanto, a empresa não deve apenas disponibilizar os equipamentos, mas também fazer treinamentos que ensinem e incentivem os colaboradores a utilizarem eles.

Os EPIs, como são chamados, devem ser usados pelos colaboradores ao longo de toda a jornada de trabalho, para que eles estejam protegidos adequadamente se acidentes acontecerem.

Veja as melhores dicas para aumentar a segurança no uso de equipamentos industriais

Anteriormente, falamos sobe algumas práticas fundamentais na hora de usar os equipamentos industriais, aumentando a segurança dos colaboradores.

Vamos ver aqui mais algumas dicas e cuidados que vão tornar a sua empresa segura para que os colaboradores possam trabalhar com máquinas e equipamentos com menos riscos:

  • Isole e realize a descarga de toda e qualquer fonte de energia na empresa, e caso não haja a possibilidade, realize uma manutenção constante usando o modo de inspeção e a manutenção de todos os equipamentos
  • Faça o bloqueio mecânico do principal interruptor que aciona a máquina, usando também a garra do bloqueio
  • Realize o bloqueio mecânico de todos os dispositivos de energia e mantenha-o na posição de desligado ou ainda de mantenha-o fechado, de modo que na hora da manutenção não seja ligada de novo a energia
  • Sinalize todas as máquinas que estão em manutenção, e dê as informações necessárias, como motivo para o bloqueio, qual o horário e a data do bloqueio
  • Isole e sinalize com segurança o local da manutenção usando símbolos e sinais
  • Faça treinamentos periodicamente com a equipe de funcionários que faz a manutenção dos equipamentos e das máquinas, para que o trabalho seja mais eficiente e seguro
  • Conscientize toda a equipe da empresa a respeito dos processos de segurança no trabalho na manutenção dos equipamentos e máquinas
  • Incentive a utilização constante de equipamentos de proteção no trabalho da forma adequada

Conclusão

Como você pode ver aqui, garantir a segurança na utilização dos equipamentos industriais é imprescindível para qualquer empresa, e isso deve ser feito através de algumas práticas.

Neste texto, nós mostramos como fazer isso com algumas dicas e práticas essenciais, e que vão ser um grande diferencial para a segurança de todos os colaboradores da empresa.

O que achou do conteúdo de hoje sobre a segurança no uso de equipamentos industriais: práticas essenciais?

Deixe um comentário