O WhatsApp se tornou uma importante ferramenta para as empresas, visto que se trata de um dos aplicativos mais usados do mundo. Mas mesmo diante das facilidades que ele pode trazer, ainda tem muita gente com dúvidas de como utilizá-lo.
O WhatsApp é um aplicativo de mensagens instantâneas, que permite enviar textos, áudios, vídeos, documentos e imagens para que os usuários possam estabelecer uma comunicação da maneira que preferirem.
São recursos que facilitam muito na hora de vender qualquer tipo de produto ou serviço. Enviar mensagens por meio dele é muito mais fácil do que ter que se deslocar até o comércio ou até mesmo acessar a plataforma de vendas.
Os clientes conseguem esclarecer todas as suas dúvidas, assim como as organizações podem resolver problemas rapidamente. Isso porque o aplicativo permite respostas rápidas e gera dados de atendimento.
A marca fica disponível 24 horas por dia, é possível automatizar seu uso, entre outras facilidades que convenceram as organizações de que essa ferramenta é indispensável para o dia a dia do negócio.
Abordando esse tema, este artigo vai apresentar algumas dicas para vender por meio do WhatsApp, como trazer o canal de vendas para o negócio e como gerar lucro por meio dele.
Conteúdo:
Como vender pelo WhatsApp
Para vender pelo WhatsApp, o negócio precisa seguir um passo a passo com todas as estratégias necessárias. São elas:
Usar uma conta Business
A primeira coisa para vender pelo WhatsApp é criar uma conta Business. Necessário fazer o download do aplicativo e possuir um número de telefone para criar o perfil comercial.
WhatsApp Business é uma versão do aplicativo dedicada exclusivamente às empresas, e pode ser usada tanto no celular quanto no desktop. Entre as funções que um fabricante de calandra para perfil pode usar estão:
- Criar catálogos;
- Adicionar informações;
- Passar credibilidade;
- Organizar os contatos.
Para aproveitar ainda mais o recurso, existem outras etapas imprescindíveis que vão facilitar as vendas pelo aplicativo.
Criar um catálogo de produtos e serviços
O segundo passo é preencher o perfil com todas as informações e criar catálogos com todos os produtos e serviços.
Ele precisa ter fotos das soluções oferecidas pela marca, além de inserir todas as informações, como tamanhos, preços, cores e por aí vai.
Divulgar o recurso
Existem muitos links de WhatsApp espalhados pelos estabelecimentos comerciais, e eles colocam os clientes diretamente em contato com a empresa, o que facilita na hora de fechar negócios.
Além de gerar links, a companhia pode utilizar QR Code, e-mail marketing, criar bases de clientes, fazer listas de transmissões, entre outros recursos que ajudam a divulgar o WhatsApp.
Melhorar a experiência do cliente
Um fabricante de forro de gesso para escritório precisa do aplicativo, porque ele lhe traz vários recursos focados em vendas, como no caso do WhatsApp Pay. Também permite usar dados e relatórios de atendimento para fazer melhorias pontuais.
Oferecer um bom atendimento ao cliente é fundamental para vender pelo WhatsApp. Por isso, é essencial prestar atendimento humanizado, personalizado, assertivo e rápido.
Fazer automação
Clientes que são atendidos pelo WhatsApp sabem que as soluções chegam rapidamente pelo aplicativo, e isso acontece por conta dos chatbots e ferramentas de automação, que transformam uma conversa em um contato inteligente.
Uma das formas de vender pelo WhatsApp é criar automações no fluxo de vendas. Isso ajuda a gerar dados para análise, escalar as vendas e proporcionar uma experiência inovadora para o consumidor.
Como trazer o canal de vendas à empresa?
O WhatsApp pode ser um canal muito útil para entrar em contato com potenciais clientes e acelerar as tomadas de decisão.
Para isso, é necessário adaptar o processo comercial que passa por todas as etapas, desde o primeiro contato até o fechamento da venda.
Quem tem um time de vendas provavelmente utiliza canais de e-mail ou ligações, por isso o WhatsApp precisa ser incluso para aumentar ainda mais as facilidades e os benefícios.
Uma autoescola especializada em cnh pcd moto pode utilizá-lo no processo de primeiro contato, pois em vez de ligar para o lead, é muito melhor enviar uma mensagem de texto para marcar uma ligação.
Aquela oportunidade que costumava ficar parada consegue avançar facilmente no funil de vendas em questão de horas. Mas é necessário fazer uma adaptação nos formulários, pois em vez de solicitar o telefone, é melhor solicitar o celular.
O WhatsApp também pode ser usado para enviar lembretes de reunião, fazer follow-ups rapidamente e enviar arquivos de imagem para apresentações e demonstrações na.
A marca até pode utilizar as mensagens de áudio desde que isso seja autorizado pelo cliente, pois a intenção é não substituir a ligação para uma troca de áudios.
Lembrando que o WhatsApp não descarta outras plataformas de contato, como e-mail e telefone, mas serve como ferramenta de complemento.
No caso das organizações B2B, como em uma empresa de portaria virtual, é bem provável que o e-mail continue sendo a melhor maneira de formalizar decisões, porque pode envolver mais pessoas na conversa.
A intenção com o uso do WhatsApp é otimizar o tempo dos vendedores e explorar um canal onde todos os clientes possam estar presentes durante o dia.
Depois que o contrato é assinado o produto é vendido, os vendedores podem continuar em contato com o cliente pelo WhatsApp para acertar detalhes de contratação e partir para as próximas etapas.
Isso libera o vendedor para que ele possa focar em outras negociações sem ocupar sua agenda com vendas que já foram fechadas ao mesmo tempo em que não deixa o cliente sem o atendimento de que precisa.
Tanto é que o aplicativo é uma ótima opção para oferecer suporte, visto que é possível automatizar o primeiro atendimento para responder dúvidas mais comuns e enviar aos atendentes apenas os tickets mais complexos.
Uma confecção de camiseta listrada horizontal masculina também precisa estar atenta a alguns cuidados na hora de utilizar o recurso. Por exemplo, os vendedores não devem utilizar seu número pessoal para responder mensagens.
Cada profissional precisa de um telefone corporativo e não devem responder aos clientes fora do horário de trabalho.
Como gerar lucros pelo WhatsApp
Para vender com mais facilidade pelo WhatsApp e aumentar os lucros, existem algumas estratégias que devem fazer parte do dia a dia da organização. São elas:
Testar WhatsApp Web
WhatsApp web é a versão para computador e pode ser uma excelente alternativa para quem usa mais o computador do que um celular no trabalho.
O usuário pode acessar pelo navegador ou baixar o aplicativo no computador e prestar o atendimento dessa forma.
Divulgar o telefone
Para aumentar suas contratações, uma empresa de retirada de entulho deve divulgar seu número para todos os consumidores e clientes.
Uma das melhores formas de fazer isso é divulgar o contato nas redes sociais ou toda vez que alguém enviar uma mensagem nessas plataformas.
Automatizar mensagens
Personalizar todas as mensagens exige muito tempo e trabalho, por isso, é possível criar listas de transmissão, selecionando os números dos contatos e assim enviar uma mensagem como se fosse para um grupo.
A diferença é que as pessoas selecionadas vão receber mensagens individualmente, como se a organização tivesse iniciar a conversa apenas com ela. Isso economiza tempo e ajuda a alcançar uma grande quantidade de consumidores.
Mas é importante tomar cuidado para não usar a lista de transmissão em qualquer ocasião, visto que ela é mais indicada para lançamentos de produtos, promoções, datas comemorativas e mudanças importantes.
Usar como canal de atendimento
Um escritório especializado em paisagismo e jardinagem em condomínios pode usar o WhatsApp para vender e até mesmo para prestar atendimento personalizado aos consumidores.
É um excelente canal para que as pessoas tirem dúvidas, e a marca pode até mesmo solicitar feedback sobre seu trabalho. É fundamental reservar um tempo para atender as pessoas porque isso eleva o atendimento a outro nível.
Ser objetivo
É muito importante conversar com os clientes de maneira clara e objetiva, sem o uso de frases ambíguas, que podem ser inadequadas a algumas situações.
Uma agência de viagens especializada em pacote lua de mel precisa usar a linguagem mais adequada para seu ramo de atuação analisando a melhor forma de se comunicar.
Considerações finais
O WhatsApp é um aplicativo que está presente nos smartphones de todas as pessoas, principalmente no Brasil, onde a quantidade de usuários é extremamente grande.
O consumidor moderno preza a facilidade e agilidade na hora de comprar e ser atendido, e esse aplicativo tem tudo que ver com aquilo que as pessoas esperam.
Contar com ele facilita as vendas e o atendimento, além de melhorar a imagem da organização, transmitir confiança para o público e aumentar muito os lucros.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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