A diferença entre Frei e Padre é algo que sempre vem à tona num bate papo, já que muitos consideram que é tudo a mesma coisa, mas não é, claro.
Podemos considerar que a principal diferença é vocacional. Os Freis pertencem à ordens antigas surgidas ainda na idade média, como os dominicanos, capuchinhos, franciscanos, carmelitas, entre outros.
O Concílio de Trento abriu a oportunidade para que esses religiosos recebessem o devido sacramento e com isso, tivesse o título de irmão ou padre, passando a cumprir a missão através de suas aptidões e carisma.
Conteúdo:
Diferença de Frei e Padre
Apesar das diferenças de frei para padre, o importante é que eles trabalham em nome de Deus e servem à Igreja com alegria e determinação.
O que é um Frei?
O Frei, que do latim “frater” significa irmão, é um título oferecido a um consagrado que segue ideais e regras de uma congregação específica. É possível que um frei se torne padre, carregando os dois títulos.
A vida de um Frei deve ser voltada à comunidade ou congregação específica que ele escolheu.
Frei pode celebrar missa?
Somente o sacerdote pode celebrar a Santa Missa, porque ele é um Alter Christus; todo sacerdote age por Cristo, com Cristo e em Cristo. O Frei só pode celebrar após receber o devido sacramento.
O que é um padre?
O Padre é considerado como um líder espiritual em uma comunidade e o termo vem do Latim “pater”, que significa pai. Para seguir na vocação religiosa, o Padre tem que se submeter a uma longa caminhada de estudos dentro de um seminário.
Um Padre só pode ouvir confissões ou celebrar missas após o Sacramento da Ordem. Independente de fazer parte de uma diocese ou ordem religiosa, os padres desempenham as mesmas funções pertinentes ao seu ministério.
O que é um Monge?
O Monge abdica de sua vida e fatos mundanos para se dedicar à sua religião. A contemplação da vida é uma prática comum em diversas culturas, como cristianismo, budismo, hinduísmo e taoísmo.
A principal característica de um monge católico é viver em obediência ao seu Deus, com votos de celibato e pobreza afim de praticar a caridade para com todos.
Acredita-se que a origem da palavra venha do grego monachos ou monos, que pode ser traduzido como indivíduo solitário ou em solidão. É comum que aqueles que queiram ser monges busquem por ficar totalmente isolados do mundo.
Hierarquia Católica
Com 1,2 bilhões de membros pelo mundo, a Igreja Católica Romana tem uma estrutura de governo muito bem hierarquizada para preservar a doutrina e liturgia da religião. A ideia é preservar o ensinamento, a governança e a santificação.
Estrutura hierárquica da Igreja Católica
Papa
Cardeais
Arcebispos
Bispos – (Episcopado)
Padres – (Presbiterato)
Diáconos – (Diaconato)
Monsenhor
Na hierárquica da Igreja católica, existem duas Ordens: o clero secular, ou Ordens Maiores, e o clero regular, ou ordens fechadas, cujos religiosos se submetem a regras específicas de vida ou tipos de atividades, como é o caso dos monges.