Quais investimentos rende mais com apenas 100 reais?

O universo de investimentos tem se tornado cada vez mais democrático, atraindo investidores com diferentes estilos e perfis de risco. Com uma boa estratégia e algum conhecimento sobre finanças, é possível comprar bitcoin, investir em ações, aplicar no tesouro direto e até montar uma estratégia de investimentos.

As grandes dúvidas dos investidores que estão começando são: como saber quais são os melhores investimentos? Ainda, será que existe um produto específico para quem tem pouco dinheiro e quer começar a investir?

Conheça o seu perfil de investidor

Antes de pensar em aplicar o seu dinheiro em algum ativo financeiro, é indispensável identificar qual é o seu perfil de investidor. Até quem nunca investiu pode (e deve) avaliar o seu perfil de risco.

Esse perfil permite identificar qual é o seu nível de tolerância de risco, auxiliando na composição de uma carteira alinhada com as suas expectativas e objetivos. O mercado costuma separar os investidores em três perfis:

  • conservador: o perfil conservador identifica os investidores que têm pouca tolerância ao risco. São pessoas que não abrem mão de ganhar um pouco mais de rentabilidade mesmo que isso represente maior risco. Preferem ganhar menos e ter um grau maior de segurança em seus aportes.
  • moderado: o perfil moderado é utilizado para se referir aos investidores que não têm problema em correr um pouco de risco, desde que ele seja mais controlado. De forma geral, são pessoas que aceitam aplicar em ativos de renda variável com mais flexibilidade.
  • arrojado: no perfil arrojado, temos os investidores que têm uma tolerância mais alta ao risco. De forma geral, se um ativo oferecer alto potencial de ganho, eles não têm tanta preocupação com o risco, aceitam o risco de perda quando houver uma grande probabilidade de ganho.

Conhecer o perfil de investidor auxilia na elaboração das estratégias de investimento. Quando o perfil é mais conservador, a carteira é composta por mais ativos de renda fixa, que têm uma rentabilidade menor, mas menos risco de perdas.

Por outro lado, em perfis moderados e arrojados, a carteira pode ser composta por ativos de renda variável, ou seja, investimentos com maior volatilidade, mas que têm potencial para oferecer uma rentabilidade superior.

Aprenda a importância da diversificação

Quando se fala em investimento, independentemente do valor com o qual você pretende começar, é importante ter em mente que o ponto-chave para o sucesso de qualquer estratégia é a diversificação.

Diversificar significa aplicar em diferentes tipos de ativo, com características distintas. Assim, você consegue balancear os riscos, ampliando as chances de ter melhores resultados.

Conheça investimentos com boa rentabilidade

Agora que você já conhece os diferentes perfis de investidores e sabe como a diversificação é importante nos resultados do seu investimento, vamos apresentar algumas opções de produtos financeiros que podem ser o ponto de partida para começar a investir.

Via de regra, você consegue aplicar nesses investimentos com valores mais baixos. No entanto, a rentabilidade pode variar bastante, principalmente nos ativos que têm uma volatilidade maior.

  • Tesouro Direto: essa opção não tem um rendimento tão alto, mas é interessante para quem está começando. Por meio dele, você “empresta dinheiro” para o governo, ou seja, investe em títulos públicos. Dentro do Tesouro Direto há diferentes modalidades, vale a pena pesquisar para conhecer mais.
  • Ações: investir na bolsa de valores pode ser uma ótima opção para quem busca maior rendimento. No entanto, é necessário conhecer o funcionamento da bolsa e ficar por dentro de todas as notícias e atualizações do mercado.
  • Moedas digitais: outra modalidade que tem atraído o interesse de quem busca alta rentabilidade são as moedas digitais. Elas têm um potencial de valorização muito alto e podem ser a alternativa perfeita para quem busca rendimento alto em curto prazo. No entanto, assim como as ações, esses ativos sofrem variações expressivas e é preciso estar atento a elas para minimizar o risco de perda.

Começar a investir é um caminho sem volta. Com o passar do tempo, o investidor aprende a fazer as melhores escolhas, analisar o mercado e identificar as oportunidades a partir da avaliação da situação econômica nacional e internacional.

Se você ainda não investe, comece a dedicar um tempo a isso. Aprender a lidar com o seu dinheiro de forma inteligente é o primeiro passo para garantir a conquista dos seus objetivos.

Deixe um comentário