Pesquisa de mercado na estratégia de marketing: saiba a importância

Pesquisa de mercado é um recurso usado para planejar, coletar e analisar informações relacionadas ao negócio. O objetivo é gerar conhecimento sobre o mercado e o consumidor para gerar oportunidades.

Também tem como propósito reduzir os riscos durante as tomadas de decisão para que elas sejam mais estratégicas.

O marketing da atualidade é orientado a dados e existem ferramentas que podem ser usadas pelas empresas para analisar e prever resultados de maneira mais precisa. Isso porque qualquer tipo de decisão envolve alguma incerteza.

Por meio de pesquisas e análises prévias, fica mais fácil entender o comportamento do mercado e reduzir os erros nas ações da equipe.

Assim sendo, o estudo de mercado é uma ferramenta que ajuda a minimizar os riscos e identificar oportunidades para o negócio, independentemente de seu estágio de vida.

Por ajuda com esses propósitos, a pesquisa de mercado acaba sendo uma prática usual e indispensável. Mas para aproveitar sua eficácia, é necessário compreender seus aspectos.

Desse modo, o artigo vai mostrar como a pesquisa de mercado ajuda a identificar oportunidades e ameaças, quais são os métodos e técnicas que podem ser usados nessa prática e como integrar os resultados às estratégias de marketing.

O papel da pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado ajuda a empresa a identificar oportunidades e ameaças porque mostra um pouco mais sobre quem é o público do negócio.

Ao coletar dados específicos sobre quem compra com a empresa ou quem possa se interessar por suas soluções, a companhia vai construir sua persona. A persona permite entender melhor o cliente ideal e ajuda a embasar as decisões de diversas áreas.

Uma empresa especializada em manutenção e reforma de piscinas também pode usar a pesquisa de mercado para conhecer seus concorrentes, suas estratégias e as ações por parte deles.

Eles também podem ser interpretados como fontes de insights e experiências que posam ser usadas pela corporação.

A prática é uma forma de analisar a disponibilidade e o desempenho da companhia em seu mercado de atuação.

O mercado depende da atuação de vários negócios diferentes para existir, e entre seus principais atores estão:

  • Fornecedores;
  • Prestadores de serviço;
  • Distribuidores;
  • Profissionais de comunicação.

Se um deles tiver algum problema, todos os outros podem ser afetados. Em vista disso, é essencial se antecipar e pensar bem antes de realizar uma promoção ou colocar em prática certos planejamentos, como um plano de expansão.

Ao conhecer bem o mercado e os consumidores, a empresa também consegue identificar novas tendências, encontrar segmentos mais lucrativos, avaliar a performance dos produtos e estimar o limite de vendas.

Por fim, um fabricante de rodapé MDF sobrepor também pode usar a pesquisa de mercado para identificar oportunidades com antecedência, visto que passa a conhecer os pontos positivos e negativos da área de atuação.

Esse conhecimento ajuda a detectar novas demandas e essas informações mudam completamente os rumos do negócio.

Principais métodos e técnicas

Para aproveitar os benefícios da pesquisa de mercado, é fundamental conhecer seus principais métodos e técnicas. São eles:

Definir os objetivos

Para fazer uma pesquisa, primeiro é necessário definir os objetivos, ou seja, o que exatamente a organização pretende descobrir com as perguntas que vai fazer.

Por exemplo, é possível descobrir a marca preferida dos consumidores em uma localização, identificar tendências com base nas expectativas dos clientes e até conhecer o perfil demográfico dos consumidores de uma região.

Selecionar a amostragem

Depois de definir os objetivos identificar o público que será abordado, é necessário selecionar uma amostragem representativa sobre o local ou perfil que será pesquisado.

Quanto maior e mais qualificada for a amostra, mais resultados precisos e fidedignos a organização terá em mãos.

Coletar dados

Existem várias maneiras rápidas e práticas de coletar informações, como no caso dos questionários online, que inclusive podem ser feitos pelo Google.

Mas nada impede que, se preferir, uma empresa de lavagem a vapor vá a campo para coletar os dados e informações que precisa.

Analisar os resultados

Depois de fazer a pesquisa, é necessário analisar os resultados, comparando os com os de outras pesquisas complementares.

Também é interessante submetê-los a análise por meio de softwares, voltados exclusivamente para esse tipo de trabalho.

Para melhorar ainda mais a pesquisa de mercado, é interessante que a organização defina um público-alvo ou uma persona, explore nichos de mercado que ainda não são reconhecidos, ver o que a concorrência está fazendo e se antecipar.

Recomenda-se moderar a quantidade de perguntas para evitar questionar os muito longos e até cuidar do tamanho da amostra para que ela não seja muito pequena.

A corporação deve estar atenta ao perfil das pessoas que vão responder às perguntas porque isso ajuda a evitar respostas enviesadas ou tendenciosas.

Por fim, uma autoescola especializada em regularização da CNH pode melhorar ainda mais sua pesquisa se analisar os dados por meio de softwares modernos e contar com a orientação de profissionais capacitados.

Como integrar a pesquisa ao marketing

A pesquisa de mercado pode ser usada para várias finalidades em uma delas é melhorar as estratégias de marketing.

Uma das formas de fazer isso é observar os resultados para compreender melhor o público-alvo. As informações coletadas por meio dela trazem dados valiosos sobre quem são os clientes, o que eles querem e como se comportam.

São informações demográficas como renda, gênero, idade, preferências de compra, hábitos de consumo e motivações de compra.

Altere todas as informações, fica muito mais fácil segmentar a audiência em grupos menores para personalizar as estratégias de marketing e atender a necessidades específicas.

Consequentemente, os resultados obtidos por uma clínica para idosos acamados assim como as vendas de uma loja serão muito maiores e com clientes mais fiéis.

Uma vez que essa pesquisa ajuda a compreender as necessidades, desejos e objetivos dos consumidores em relação aos produtos e serviços, ela também pode ser usada para desenvolver soluções bem-sucedidas.

A corporação pode trabalhar com pesquisas de satisfação, testes de conceito e grupos focais, e ao coletar informações sobre os clientes em relação àquilo que o negócio oferece, fica mais fácil identificar áreas de melhoria e oportunidades de inovação.

É uma forma de desenvolver melhor os produtos e serviços para que sejam bem-sucedidos estejam de acordo com as necessidades dos clientes.

Até mesmo a estratégia de posicionamento pode ser melhorada, uma vez que a pesquisa de mercado traz uma compreensão sobre o modo como a companhia é percebida pelos clientes em relação aos seus concorrentes.

Um fabricante de grelha plástica pode pesquisar sobre a imagem da marca, analisar concorrentes e fazer uma pesquisa de posicionamento.

São dados que ajudam a desenvolver uma estratégia mais eficaz, capaz de destacar os pontos fortes e diferenciar o negócio em seu mercado de atuação. Mais do que isso, é uma excelente estratégia para aumentar a conscientização de marca e as vendas.

Outra possibilidade de uso é compreender de que maneira os consumidores percebem o valor das soluções oferecidas. Muitas corporações fazem isso por meio de pesquisas de preços, elasticidade de demanda e percepção de valor.

Essas informações vão embasar estratégias de precificação que maximizam a receita, sem prejudicar a satisfação do cliente.

Um exemplo disso é usar preços dinâmicos que mudam de acordo com a demanda ou a oferta de pacotes de produtos que entregam valor para o consumidor.

Uma lavanderia para uniformes pode usar a pesquisa de mercado para compreender as mensagens publicitárias que ressoam melhor com os clientes e os canais de marketing que são mais eficazes.

Isso envolve pesquisas de publicidade, análise de mídia e testes de mensagem. Ao obter as informações, fica muito mais fácil ajustar as campanhas para que elas estejam de acordo com as necessidades dos clientes e melhorar o retorno sobre os investimentos.

Para fortalecer ainda mais o marketing de negócio, a pesquisa pode ser uma fonte de informações sobre tendências do mercado, com isso, fica mais fácil saber quais serão as necessidades futuras do consumidor.

Por exemplo, um fabricante de detergente tensoativo pode fazer uma análise de dados de vendas, observar informações nas redes sociais e acompanhar tendências de pesquisa no Google.

É uma forma de se antecipar às necessidades dos consumidores e com isso desenvolver produtos e serviços que realmente sejam capazes de atender suas necessidades, antes que os concorrentes consigam.

Como resultado, a vantagem competitiva é muito maior, o que garante um sucesso de mercado também mais significante.

Considerações finais

A pesquisa de mercado é uma importante fonte de informações que precisa ser trabalhada pelas empresas que querem se destacar em seu segmento.

É uma forma de compreender melhor o segmento, o público e suas necessidades, e com isso desenvolver soluções compatíveis com elas.

Para o marketing digital, a pesquisa de mercado é uma forma de melhorar as estratégias, impactar os consumidores certos e melhorar o retorno sobre os investimentos.

Existem várias formas de aproveitá-la para essa finalidade, e essa ação pode ser realizada por empresas de qualquer setor.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

1 comentário em “Pesquisa de mercado na estratégia de marketing: saiba a importância”

Deixe um comentário