Passo a passo para sair do sedentarismo

A atividade física possui inúmeros benefícios para a saúde, como o fortalecimento do sistema imunológico, a melhoria da circulação e menor suscetibilidade a problemas como AVC, pressão alta, diabetes, entre outros. E os efeitos do sedentarismo são ainda piores para o idoso, já que eles perdem massa muscular mais rapidamente.

Hoje, é difícil encontrar uma pessoa que não saiba a importância de praticar atividades físicas para manter a saúde. Contudo, saber disso pode não ser suficiente para conseguir sair do sedentarismo.

Algumas das maiores dificuldades para sair do sedentarismo são: falta de tempo, outras demandas (trabalho, família), falta de preparo e itens básicos (como roupas e tênis apropriado). Por isso, se você deseja ter um estilo de vida mais saudável, confira algumas dicas do que você pode fazer para isso e como manter essa rotina!

Pequenos hábitos

Organizar a rotina para conseguir praticar atividades físicas regularmente é um desafio. Um modo de facilitar isso é começar com atividades simples que possam ser feitas sem grandes complicações. Uma caminhada de 30 minutos no seu bairro ou em algum parque próximo à sua casa é um bom exemplo disso.

O desafio de se deslocar para ir até uma academia, por exemplo, acaba fazendo muita gente desistir de interromper o sedentarismo. Por isso, comece com exercícios que não tragam grandes dificuldades.

À medida que você gosta de praticá-lo, você vai se abrir para a possibilidade de buscar novos exercícios e encaixá-lo na sua rotina não vai parecer difícil como antes, pois você adquiriu esse gosto. No começo, caminhe a cada 2 dias. Com o tempo e com a melhora das suas condições físicas, essa frequência pode ser diária.

No início, é recomendado fazer caminhadas em áreas mais planas e com boas calçadas, para evitar lesões. Pela mesma razão, não force muito o ritmo no começo: é mais interessante começar com um ritmo suave e aumentá-lo aos poucos.

Outro exemplo de atividade simples que pode ser incorporada no seu cotidiano é subir escadas diariamente. Quem mora em prédio tem a possibilidade de recorrer a ela diariamente, ao sair e voltar do trabalho. Esse hábito não só fortalece os músculos da perna, mas também melhora o condicionamento físico como um todo. Use o elevador somente em contextos específicos, como ao voltar das compras do mês ou quando estiver carregando uma criança ou algo muito pesado.

Roupas, calçados e aparelhos

Quem quer ter um estilo de vida saudável precisa contar com as roupas, tênis e aparelhos mais adequados para a prática em questão. Por isso, pesquise quais são os itens mais indicados para a atividade escolhida.

Se você deseja andar mais de bicicleta, será preciso recorrer a profissionais para revisar a sua bike e garantir que você saia em segurança. Garanta tênis confortáveis para guiar com mais firmeza e invista em aparelhos como capacetes, cadeados e suportes como cestas (para colocar uma garrafa de água).

Cuidados adicionais

Querer iniciar um estilo de vida saudável é fundamental, mas isso precisa ser feito com cuidado para evitar problemas. Primeiramente, vá a um médico fazer uma avaliação geral e verifique se há algum tipo de atividade que você não deve fazer.

Quem tem problemas na coluna pode ter algumas restrições para fazer determinadas atividades, por exemplo. Por isso é importante seguir as orientações médicas. Além disso, verifique qual é o tipo de roupa, calçado e aparelho mais recomendado para as atividades escolhidas (corrida e caminhada exigem tênis mais caprichados, com bons amortecedores para reduzir o impacto sobre ligamentos e joelhos).

Deixe um comentário