Hoje o Portal RelatorioWeb compartilha com você a receita mais especial que eu tenho de pão de mel! Eu sempre entendi que um bom pão de mel precisaria ser saboroso, aromático, fácil de fazer garantindo assim uma produtividade em escala e que fosse barato para produzir (lucratividade maior), que fosse bem fofinho e de massa aerada, que desmanchasse na boca, enfim SÓ O OURO!
Então, neste artigo você vai aprender a fazer um pão de mel delicioso, que poderá ser utilizado para vendas, assim você pode começar a trabalhar no nicho de confeitaria com esse produto de fácil aceitação e super simples de produzir. Vamos lá?
Conteúdo:
Receita de Pão de Mel Fofinho

Categoria: Pão de Mel
Rendimento: 20 porções
Tempo: 1 Hora
Dificuldade: fácil
Ingredientes
2 ovos
150g de açúcar mascavo
150g de mel
240g de leite integral
50g de margarina sem sal
20g de cacau em pó
240g de farinha de trigo
30g de fermento químico em pó
5g de mix de especiarias para pão de mel
2g de canela (no mix de especiarias contém canela, mas eu gosto de colocar um pouco a mais)
Dica extra: Se você não usar o mix para pão de mel, coloque uma pitada (1g de cada) de cravo em pó, gengibre em pó, nóz moscada ou especiarias a gosto.
Como fazer o Pão de Mel Fofinho
Coloque todos os ingredientes (menos a farinha e fermento) no liquidificador. Se você utilizar o leite e a margarina em temperatura ambiente, vai conseguir até mesmo misturar na mão.
Após estar tudo bem misturado, peneire e acrescente a farinha. Mexa mais um pouco e por último, coloca o fermento. Nesse momento, você vai ver que a massa já vai engrossar e aerar.
Nesse momento, já pode colocar nas forminhas untadas. Pode utilizar o desmoldante spray.
Coloque apenas 1 dedo de massa na forminha, ou menos da metade, pois ele cresce bastante.
Leve ao forno pré-aquecido à 180 graus. Você pode assar em torno de 20 a 25 minutos.
Após assado, desenforme o pão de mel ainda quente ok? Isso aumenta a durabilidade do produto.
Após estar totalmente frio, você pode cortá-lo ao meio para rechear com o Doce de Leite.
Dica Extra: Você pode utilizar Doce de Leite, Beijinho, Brigadeiro… o recheio é livre, mas sempre dê preferência para um ponto bem cremoso, para facilitar o recheio. Eu utilizo sempre um saco de confeiteiro para melhor acabamento.
Cobertura
Você pode utilizar chocholate ou cobertura fracionada. O recomendado é o Blend ou Meio amargo, mas aqui você também pode inovar e fazer até mesmo com o chocolate branco.
Derreta o chocolate no microondas, de 30 em 30 segundos, sempre mexendo bem até ficar bem líquido… sem deixar queimar.
Apoie o pão de mel num garfo e mergulhe no chocolate. Tire ele do chocolate, deixe escorrer e coloque sobre um papel manteiga ou sobre um tapete de silicone.

Dica Extra: Antes de cristalizar, se você quiser, pode colocar um pouco da calda num saco com bico bem fininho para fazer risquinhos de chocolate em cima.
Dica Extra 2: O seu pão de mel deve ser totalmente fechado com chocolate. Se após o mergulho no chocolate ficar algum pedacinho aparecendo massa, faça a correção. Isso vai evitar que a massa tenha contato com o ar e isso aumenta a durabilidade do produto.
Embrulhe o produto com papel celofane e está pronto para vendas!
Validade do Pão de Mel Fofinho
Em temperatura ambiente: de 3 a 5 dias
Se manter na geladeira: de 5 a 10 dias
Origem do Pão de Mel
A história remete a duas versões:
A primeira é que o pão de mel surgiu na Rússia, sendo chamado “Pryaniki”. Na época, o doce era feito com farinha, mel (principal ingrediente e presente em boa parte da receita) e um pouco de suco de frutas. Mais tarde a receita foi sendo aperfeiçoada e outros ingredientes foram adicionados, como por exemplo, as especiarias.
A receita foi passando de geração em geração e, cada local já tinha a sua forma de fazer o “Pryaniki”. Em algumas regiões os doces eram feitos em forma de animais e utilizados para enfeitar as árvores de natal. Além disso, eram dados como presente de casamentos, festas. ou até mesmo eram assados em formato de anjo e presenteados para pessoas que estavam doentes, desejando a cura.
A outra história da origem do pão de mel, é que o doce é tradicional da Europa e feito à base de mel com outros ingredientes como farinha de trigo, chocolate, manteiga, especiarias, além de ovos. Depois de prontos, são banhados em chocolate.
Além disso, segundo a tradição, o doce apareceu quando os europeus descobriram que o pão feito com especiarias podia receber uma deliciosa camada de chocolate derretido, que prolongava o sabor e a umidade. Atualmente, o pão de mel é conhecido em todo o mundo, e pode ser encontrado com vários recheios e de maneiras diferentes.
Russo ou europeu, não importa, o pão de mel é saboroso feito em qualquer lugar do mundo. E, algumas receitas levam mais que ingredientes selecionados, oferecem tradição e versatilidade, com seus recheios diferentes e coberturas especiais.
Atualmente o pão de mel é apreciado em todo o mundo, com ou sem cobertura de chocolate, e com diferentes recheios. Sem falar nas várias decorações em que podemos encontrá-lo. Normalmente a produção é caseira.
Conheça essa e outras opções de receitas em nosso Grupo do Facebook!!