Marketing de afiliados: como usar para monetizar um blog

O marketing de afiliados é uma estratégia focada na divulgação por meio das plataformas online, que são de responsabilidade de pessoas que se encarregam de promover a marca.

Já faz muito tempo que essa estratégia, ou melhor, esse método de trabalho começou a conquistar a internet, só que muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre seu funcionamento e se ele realmente traz bons resultados.

Trata-se de uma forma muito popular de trabalhar o marketing e muitos conseguem ganhar dinheiro com ele, sem precisar fazer grandes investimentos, como acontece na hora de abrir um negócio ou até mesmo uma plataforma de vendas.

Comprar pela internet se tornou uma modalidade muito vantajosa para os consumidores porque eles podem acessar os produtos e serviços que desejam, por valores mais acessíveis e sem precisar sair de casa.

Para quem quer ter o próprio negócio, é uma grande oportunidade e o marketing de afiliados veio para facilitar ainda mais esse objetivo. Por isso, atualmente, conquista o interesse de muitos empreendedores.

Para ajudar nessa empreitada, o artigo vai explicar o conceito de marketing de afiliados, quais são os programas mais afiados e como escolhê-los e quais são as melhores práticas para colocar a estratégia em ação.

O que é marketing de afiliados?

A internet se transformou em uma verdadeira ferramenta para empreender e até mesmo pessoas que não compreendem o mundo dos negócios, podem encontrar uma oportunidade para ganhar dinheiro.

Entre as várias possibilidades existentes está o marketing de afiliados, também conhecido como programa de afiliados.

Ele funciona por meio de uma marca que disponibiliza os produtos e um vendedor que lança essas soluções na internet. É uma empresa que conta com afiliados para divulgar e impulsionar suas vendas.

Por exemplo, é possível vender abraçadeira gota 1 divulgando a mercadoria nas redes sociais e por meio de vários outros canais.

Quando o vendedor faz uma venda dessa forma, gera um link personalizado para a transação. Esse link contabiliza números importantes que vão ajudar a analisar o sucesso da estratégia e estipular o quanto o vendedor vai receber pela divulgação.

O valor pago para os afiliados é como se fosse uma comissão pelas vendas ou pela conversão de usuários em clientes.

Para funcionar, a estratégia depende dos produtores, que são as empresas que adotam a metodologia para divulgar seus produtos, usando para isso plataformas de afiliados que impulsionam as vendas.

É uma forma inteligente de aumentar a cartela de clientes, sem precisar investir ainda mais em anúncios. Outro elemento importante desse processo são os afiliados, que agem como uma espécie de funcionários comissionados.

Para vender, por exemplo, tela laminada, eles usam estratégias de vendas online e divulgação por meio de marketing digital que ajudam a impactar uma grande quantidade de pessoas.

Além de divulgar os produtos nas redes sociais, também podem criar conteúdos para blogs, usando para isso as estratégias de Inbound Marketing que atraem os usuários e os convertem em clientes.

Por fim, os clientes são as pessoas que compram os produtos dessas marcas porque foram impactadas de maneira genuína pelas estratégias desenvolvidas pelos afiliados.

Programas mais populares

Existem alguns sites de afiliados muito populares e que podem ser usados por quem trabalha essa estratégia. Um deles é o Google AdSense, que movimenta marcas e vendedores ao redor do mundo.

Embora não tenha sido o primeiro sistema a oferecer esse serviço, ajudou a disseminar a ideia. A plataforma remunera blogs e sites que exibem anúncios dos parceiros cadastrados.

Também disponibiliza modelos de pagamento diferentes, e um dos mais populares é o custo por clique. Outra opção viável é o Hotmart, que é focado no comércio de infoproduto, sendo o maior líder da América Latina.

É inspirado no mercado de afiliados, além de exercer um papel muito importante para aqueles que estão começando. Isso porque os produtores contam com uma área exclusiva para hospedar cursos e arquivos.

Se a ideia é vender, por exemplo, Bateria de carro 70 amperes, os produtores podem acessar recursos de rastreamento e promoção para divulgar o produto.

A plataforma Nuvemshop, bem conhecida do e-commerce, também trabalha com o programa de associados, e seu processo se baseia nas indicações para os usuários da plataforma.

Para participar, o usuário só precisa se cadastrar como associado, configurar seu link e começar a divulgação.

Quem quiser também pode optar pela Eduzz, que é muito semelhante à Hotmart, mesmo apresentando algumas regras e funções exclusivas de seu canal.

Uma das maiores vantagens desse recurso são as opções para comercializar produtos físicos. É um canal muito confiável, mesmo contando com um público um pouco menor.

No entanto, muitos afiliados e empresas preferem trabalhar com esses canais porque a concorrência é menor. Para um fabricante de guarda corpo, ela também vale a pena porque possui o funil infinito, impedindo que os afiliados percam comissões.

Mas além de conhecer as plataformas, também é muito importante saber escolher a melhor opção, e a decisão pode se basear em aspectos como:

  • Comissão;
  • Segurança;
  • Traqueamento;
  • Anunciantes.

O que vai gerar comissões para os afiliados não é a venda de um produto ou serviço apenas, mas também outros tipos de conversão, por exemplo, fazer com que o usuário finalize uma ação no ambiente online.

A comissão precisa ser atrativa para qualquer uma dessas práticas para que o afiliado possa ter bons lucros durante o mês.

A segurança é fundamental para evitar que os esforços sejam comprometidos, isso porque a plataforma lida com resultados, dados e comissões.

Captar leads e fazer vendas depende de vários esforços e se a segurança não for reforçada, os resultados podem ser prejudicados.

Quem trabalha como afiliado para vender e anunciar, por exemplo, produtos para pintura interna de apartamento, precisa de um bom traqueamento, ou seja, informações detalhadas sobre as vendas e totalmente confiáveis.

Por fim, outra coisa importante são os próprios anunciantes e os afiliados devem avaliar o custo-benefício da divulgação e o quanto as empresas são consolidadas em seu mercado.

Uma boa plataforma de afiliados faz esse trabalho e oferece as melhores campanhas para divulgar grandes marcas, com oportunidade de ser comissionado por isso.

Como implementar marketing de afiliados?

Para começar a trabalhar com marketing de afiliados, é necessário investir em algumas práticas importantes. São elas:

Escolher o programa de afiliados

No tópico anterior, foram mostradas algumas plataformas de afiliados mais conhecidas, mas existem muitas outras.

Quem quer investir deve pesquisar as opções na internet e selecionar aquela que se encaixa melhor em sua área de atuação, pois vai permitir divulgar os produtos e serviços de maneira mais eficaz.

Saber escolher o produto

Uma pessoa que gosta de informática pode ajudar a divulgar uma empresa de aluguel de notebook. É muito importante escolher algo que realmente seja do agrado, pois isso facilita muito o processo de divulgação e venda.

O ideal é que os afiliados escolham alguma coisa que tenha a ver com seu estilo de vida ou um produto que seja de seu conhecimento, assim, fica muito mais fácil falar sobre.

Conhecer o público-alvo

Para anunciar produtos e serviços, não adianta apenas ter conhecimento sobre eles, também é muito importante saber quem é o público que o afiliado quer impactar.

Isso vai ajudar a mostrar como a solução vai resolver um problema, considerando a dor dos indivíduos que procuram por ela.

A partir do momento em que um afiliado que trabalha para uma escola que vem de curso de operador de empilhadeira container entende perfeitamente a dor do público-alvo, vai conseguir estabelecer uma comunicação eficaz.

Definir um modelo de atuação

É fundamental pensar onde vai divulgar o produto, a plataforma que será usada, o tipo de linguagem que será trabalhada e como será a comunicação com o público.

Trabalhar em cima de um modelo de atuação é interessante e ajuda a aumentar a divulgação e as vendas de maneira mais assertiva.

Educar a audiência

As empresas investem em marketing de conteúdo para desenvolver materiais que vão educar seu público-alvo e mostrar o valor de seus produtos e serviços. Os afiliados podem seguir essa premissa para abordar a audiência.

Ao fazer isso, se a intenção for falar sobre clínicas para alcoólatras, vai ficar muito mais fácil falar sobre as vantagens do que é oferecido, entre outras informações relevantes.

Quanto mais conteúdos o afiliado criar, mais fácil será fazer com que as pessoas compreendam o que está sendo oferecido. Além disso, é importante variar seu formato, reproduzindo vídeos, publicações do blog, e-books, entre outros.

Considerações finais

O marketing de afiliados traz vantagens tanto para as marcas quanto para as pessoas que querem ganhar dinheiro na internet.

Basta escolher uma plataforma compatível com suas necessidades e possibilidades para fazer bons anúncios e ter mais oportunidades de vendas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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