Fumaça em Pó Como usar?

A busca por pratos que entreguem uma sensação diferenciada é constante e com isso, cada vez mais são feitos temperos que busquem sensações requintadas para gostos mais elaborados.

E nessa busca inventaram a Fumaça em Pó, tempero diferenciado e que caiu nas graças do povo atualmente, agregando aroma e sabor diferenciado aos pratos, agregando sabor, cor e dando um toque defumado aos seus alimentos.

Mas o que é a Fumaça em Pó?

A Fumaça em Pó é considerada um produto natural, proveniente da desidratação da fumaça líquida. Mas existem produtos que são aromatizados de forma artificial.

A Fumaça em Pó é muito utilizada no preparo de carnes grelhadas, hambúrgueres, carnes suínas e peixes. Muitos desconhecem, mas ela é um dos principais ingredientes do molho barbecue.

Onde encontro a Fumaça em Pó?

A Fumaça em Pó é encontrada em mercados e lojas de produto gourmet na forma líquida ou em pó.

Não contém glúten e acaba trazendo benefícios, pois assim como no processo de defumação, acaba garantindo maior durabilidade e ação antibactericida nos alimentos.

Como é feita a fumaça em pó?

O processo de defumação de carnes e peixes é o mais correto para conservá-los. Porém, o processo de defumação é longo, demorado e acaba deixando as iguarias bem caras.

Com isso, desde a década de 70 foi criado a fumaça líquida, um processo simples e sem elementos químicos que tem origem na queima de madeiras e na formação daquele líquido escuro em churrasqueiras.

A Fumaça em Pó ou o aroma artificial de fumaça é produzido quando existe queima de uma madeira (geralmente carvalho, nogueira, elmo ou noz-pecã) em uma churrasqueira fechada e com um compartimento com água.

O gás liberado se dissolve no líquido, resultando na fumaça líquida. À partir desse líquido, é feito a Fumaça em Pó, produto que defuma instantaneamente qualquer tipo de alimento.

Como usar a Fumaça em Pó?

Por ser um produto super concentrado, a Fumaça em Pó deve ser utilizada com moderação. Uma leve pitada já vai dar um sabor todo especial ao seu prato.

O ideal é utilizar 10 gramas para cada 1 kilo de carne. Nas demais refeições e pratos, a fração deve ser proporcional, começando sempre com menos e ajustando a quantidade conforme o seu paladar.

Você pode adicionar a Fumaça em Pó diretamente no preparo dos seus alimentos, como qualquer outro tipo de tempero. Você já utilizou a fumaça em pó para preparar algum tipo de alimento? Se sim, deixe seus comentários abaixo.

Receita de Molho Barbecue com Fumaça em Pó

O famoso molho barbecue tem aquele sabor de churrasco graças à Fumaça em Pó. Você sabia que dá para fazer ele em casa? Não sabia? Então, siga a receita abaixo:

Ingredientes do Molho Barbecue

  • 2 xícaras de chá de ketchup;
  • 2 xícaras de chá de molho de tomate;
  • 1 ¼ xícara de chá de açúcar mascavo;
  • 1 ¼ xícara de chá de vinagre de vinho tinto;
  • ½ xícara de mel;
  • 4 colheres de chá de fumaça líquida;
  • 2 colheres de chá de manteiga;
  • ½ colher de chá de alho em pó;
  • ½ colher de chá de cebola em pó;
  • ½ colher de chá de chili;
  • 1 colher de chá de páprica;
  • ¼ de colher de chá de canela em pó;
  • ½ colher de chá de pimenta caiena;
  • 1 colher de chá se sal;
  • 1 colher de chá de pimenta do reino.

Modo de Preparo do Molho Barbecue

Coloque todos os ingredientes em uma panela alta e leve ao fogo baixo para reduzir por 20 minutos.

Considerações Finais sobre a Fumaça em Pó

Você sabia que 1 colher de chá fumaça em pó é capaz de defumar até 3 kgs de costelinha de porco?

Para isso, basta misturar ela com os demais ingredientes e deixar marinando de um dia para o outro. Lembre-se de ir virando constantemente para que o tempero se espalhe por toda a carne.

Se você for pensar em utilizar a Fumaça em Pó em peixes, apenas 20 minutos marinando é o suficiente para ele defumar. Se você tem alguma receita, deixe nos comentários abaixo!

Deixe um comentário