Frutas que diabéticos não podem comer

Você sabia que existem frutas que diabéticos não podem comer pois podem piorar sua saúde? A alimentação de uma pessoa com diabetes tem que ter cuidados especiais.

Isso porque muitos alimentos são ricos em carboidratos e açúcares e isso é considerado um veneno para diabéticos, e infelizmente nesse caso podemos citar as frutas.

Não existe um alimento proibido para diabéticos, mas você precisa ficar atento ao índice glicêmico (IG) e fazer um controle próximo para evitar que ele fique muito elevado.

Quais as frutas que diabético não pode comer?

As frutas tem uma alta concentração de frutose, que é um tipo de açúcar natural, muito menos prejudicial para a saúde do que o açúcar refinado.

Porém, essa frutose interfere nos níveis de glicemia, o que no caso dos diabéticos exigem um certo cuidado.

Todo indivíduo que apresenta uma alteração metabólica, como é o caso da diabetes, precisa conhecer os grupos alimentares para que possa fazer refeições equilibradas e que mantenham a glicemia sempre em controle.

A escala de frutose é medida de 0 a 100, indicando assim os alimentos que mais aumentam a glicose (açúcar) no seu sangue.

Com isso, podemos dividir os grupos alimentares em 3 partes, conforme abaixo:

  • Índice Glicêmico Baixo: Menor ou Igual a 55
  • Índice Glicêmico Médio: Entre 56 e 69
  • Índice Glicêmico Alto: Igual ou maior que 70

Fatores que alteram o índice glicêmico

Além do índice glicêmico natural da frutose, é importante ter em mente que existem outros fatores que podem influenciar os alimentos, como:

Maturação

Quanto mais madura estiver a fruta, maior o seu índice glicêmico.

Processamento

Frutas processadas, como purês, sucos ou frutas secas sempre vão apresentar um índice glicêmico maior do que a fruta in natura.

Cozimento

O processo de cozimento e até o tempo que esta fruta é cozida também elevam o índice glicêmico dos alimentos.

Com isso, ficou claro que geléias, sucos, frutas secas ou em caldas devem ser evitados por diabéticos, pois tem níveis mais elevados de açúcares.

Sempre que possível, priorize o consumo de frutas in natura. Além de terem menos frutose, você vai ingerir mais fibras.

Frutas que o diabético não pode comer

Vamos fazer uma lista com os três grupos citados acima, com baixo, médio e alto índice glicêmico para ajudar você na hora de escolher qual fruta vai consumir. Vamos lá?

Frutas com baixo índice glicêmico

  • Maçã.
  • Pera.
  • Laranja.
  • Damasco.
  • Pêssego.
  • Ameixa.
  • Tangerina.

Essas frutas são ricas em fibra e podem ser consumidas sem medo. Quanto maior a quantidade de fibras, menor é a velocidade que o organismo absorve o açúcar. Com isso, você ganha um bom auxílio na hora de cuidar dos seus níveis de glicose no sangue.

Sempre que a fruta tiver casca comestível ou bagaço, o ideal é que sejam consumidos integralmente, sem retirar essas partes, pois assim você estará aumentando a ingestão de fibras.

Frutas com médio índice glicêmico

  • Kiwi.
  • Mamão.
  • Pêssego em calda.
  • Abacaxi.
  • Cereja.
  • Uva passa.
  • Fico seco.

As frutas com índice glicêmico médio podem ser consumidas, mas com moderação, mantendo a sugestão de consumo de cascas e bagaços, quando possível.

Frutas com alto índice glicêmico

  • Melancia;
  • Tâmara seca.

Nesse caso, as frutas da lista devem ser evitadas à todo custo. Se vai precisar comer, que seja junto com algum outro alimento que contenha abundante fonte de fibras.

Quais as frutas que o diabético pode comer?

Como já ficou claro acima, devemos sempre dar prioridade à frutas com baixo índice glicêmico. Mas como saber qual o índice glicêmico de cada fruta?

Não se preocupe, fizemos o dever de casa e vamos mostrar para você as melhores opções de frutas com baixo índice glicêmico para diabéticos. Veja a tabela abaixo:

Nome da FrutaÍndice Glicêmico (IG)
Abacate15
Amora22
Toranja25
Ameixa Seca, sem caroço28
Framboesa29
Pêra32
Damasco33
Maçã34
Morango36
Laranja40
Banana43
Manga51
Mirtilos51
Ameixa53
Fruta do Conde53
Mamão54
Kiwi56
Pêssego em Caldas58
Abacaxi58
Uva59
Figo Seco61
Cereja63
Cramberry64
Uva Passa64
Melão65
Melancia76
Açai86
Tâmara Seca103

Qual a melhor hora para o diabético comer frutas?

Além de prestar atenção na quantidade de frutose de cada tipo de fruta, o diabético também tem que cuidar do horário que vai consumir essa fruta.

Isso porque o ideal é que a pessoa faça o consumo da fruta junto de outro alimento, para que os nutrientes desses outros alimentos sejam absorvidos pelo corpo, o que acaba retardando a velocidade com que o açúcar da fruta chegue ao seu sangue.

Se você consome a fruta sozinha, a absorção é muito mais rápida e com isso aquela frutose vai diretamente para sua corrente sanguínea. Então, os melhores horários é após as refeições.

Você também pode comer frutas no café da manhã ou lanches entre as refeições, mas nesses casos, a prioridade é para frutas ricas em fibras, como a laranja ou o kiwi.

Para ficar ainda melhor, faça o consumo junto de um iogurte natural, que pode ser enriquecido com farinha de linhaça ou chia.

Diabéticos podem comer frutas secas ou oleaginosas?

O consumo de frutas secas deve ser feito com moderação e sempre atento se esse produto tem apenas a frutose original ou se ele ainda é acrescido de açúcares durante o processo de desidratação.

Já no caso das oleaginosas (Amêndoas, Castanhas e Nozes), por serem gorduras boas e por isso acabam tendo mais proteínas e menos carboidratos, pode ser consumidas, mas com igual moderação. Mas não por culpa do açúcar, mas sim, pelo excesso de gordura.

Frutas que merecem atenção

Comer com Moderação deveria ser uma regra para todo tipo de alimento, já que qualquer excesso é prejudicial à saúde.

E no caso de pessoas com diabetes isso ainda é mais importante. O segredo não é deixar de comer, mas sim, comer com inteligência e responsabilidade.

O coco e o abacate fazem parte das frutas de baixo índice glicêmico, porém são 2 tipos de alimentos com bastante carboidratos e por isso o abuso também deve ser evitado.

O ideal é que todo diabético tenha um plano alimentar definido por médico ou nutricionista, incluindo sempre opções que possam ser substituídas para compensar a ausência de alimentos que possam fazer mal para o paciente.

Receitas de alimentos para diabéticos

Se você tem diabetes e bateu aquela vontade desesperadora de comer um doce, relaxa… podemos te ajudar também nessa hora.

Uma ótima dica é investir em frutas que possam inibir essa vontade pelo doce, como é o caso do Cacau e do Abacate. Bora ver como fica?

Mousse de Chocolate com Abacate e Cacau

Ingredientes:

  • 01 abacate maduro;
  • 02 colheres de cacau em pó;
  • 01 colher (sobremesa) de canela em pó;
  • Para adoçar: xylitol à gosto.

Modo de Preparo:

  1. Retire a polpa do abacate;
  2. Coloque tudo no liquidificador e bata até ficar homogêneo;
  3. Leve à geladeira e deixe por 2 horas antes de servir.

Essa receita super simples vai tirar sua compulsão por doces e é super saudável para aqueles momentos de desespero e busca por um docinho.

Considerações Finais

Viu como é fácil? Nesse artigo você conheceu as frutas que diabéticos não podem comer e, de quebra, viu opções saudáveis para fazer o consumo da frutose com moderação.

Se quer dar um UP maior no controle da sua glicemia, um ótimo aliado é a prática de exercícios físicos regulares junto da dieta. Assim, você vai ter grandes benefícios e vai estar cuidando da sua saúde e do diabetes.

Sentiu falta de alguma fruta ou tem alguma dica? Deixe nos comentários abaixo. Se gostou desse artigo, compartilhe! Até a próxima.

Deixe um comentário