Empresa de portaria e segurança: 4 benefícios da contratação externa

Com a sensação de perigo constante no dia a dia, muitas pessoas têm buscado soluções para se prevenir e, ainda, diminuir a exposição à criminalidade. Nesse sentido, contratar uma empresa de portaria e segurança é uma alternativa relevante, pois ela tem como incumbência oferecer um serviço capacitado e treinado, seguindo a legislação. 

Mas, atenção: essa escolha requer cautela e planejamento, visto que qualquer descuido na seleção pode gerar danos ao patrimônio e à vida dos transeuntes. 

E, se o seu condomínio ainda não conta com o serviço de portaria e segurança, não se preocupe! Continue a leitura porque, aqui, você vai descobrir os prós e contras dessa terceirização e, ainda, como definir a melhor parceria. Vamos lá?

O que é portaria terceirizada?

Portaria terceirizada é o serviço de controle de condomínios, organizações e outros locais, feito por uma empresa especializada nesse ramo. Contratada como prestadora de serviços, ela propõe soluções ideais para cada ambiente, implementando e realizando as atividades, o que descarta a formação de uma equipe interna para cuidar da portaria. 

Mas como funciona uma empresa de portaria e segurança? 

Em vez de um porteiro trabalhar para o condomínio, o síndico ou gestor contrata uma equipe externa, cujos profissionais são capacitados para realizar a tarefa, conforme as necessidades do condomínio ou negócio. 

Neste caso, a empresa contratada monitora o trabalho do profissional encarregado, lida com os encargos trabalhistas, assim como fornece uniformes, alimentação, benefícios e treinamentos. Desse modo, o condomínio ou a empresa apenas se envolve com o pagamento do valor acertado no contrato. 

Em paralelo, existe o serviço de segurança, no qual os profissionais protegem as pessoas e o patrimônio, incluindo os bens materiais, instalações e móveis. Fazem parte dessas funções: vigilância patrimonial, segurança pessoal, escolta armada e transporte de valores. 

Vantagens e desvantagens do serviço de portaria e segurança

Como você pode perceber, só o fato de ter empresas de portaria e segurança à disposição é um bom sinal de proteção para seu condomínio ou negócio. Afinal, não é necessário se preocupar com uma série de funções, mas ainda há desvantagens que podem balançar sua decisão. Sendo assim, confira abaixo os prós e contras da terceirização de condomínio.

Vantagens 

Maior segurança

A terceirizada é rigorosa em selecionar seus profissionais, que recebem treinamentos frequentes para atuar corretamente em qualquer estabelecimento.

Redução de custos

A contratação de um colaborador CLT envolve altos custos, como direitos e encargos que precisam ser recolhidos, treinamentos e uniformes, entre outros. Como vantagem, a contratante não se preocupa com nenhum desses aspectos, pois ficam a cargo da contratada. 

Otimização de tempo 

A contratação externa otimiza o tempo do síndico, que não realiza atividades funcionais, como abrir vagas, fazer seleções e entrevistas. Além disso, descartam-se neste processo o treinamento de colaboradores e a procura por empresas que façam essa capacitação. 

Prevenção contra questões trabalhistas 

Um dos motivos que levam as organizações a optar pela terceirização de portaria e segurança são os problemas trabalhistas que, porventura, aumentam os custos na folha de pagamento. São eles: salário de porteiro e segurança, benefícios, despesas de rescisão e ações trabalhistas.

Desvantagens 

Remuneração

Embora todas as questões contratuais fiquem a cargo da terceirizada, caso ela não pague corretamente seus funcionários, o condomínio será responsabilizado pelos encargos. Por isso, é importante pedir referências antes de fechar um acordo contratual. 

Falta de integração 

A terceirização está sujeita à alta rotatividade de funcionários, o que traz, como consequência, a falta de integração com o síndico. Um gerenciamento conturbado aponta a falta de credibilidade da contratada, pois se torna difícil confiar em um negócio que não mantém uma equipe sólida. 

Desmotivação 

Existem muitas situações escondidas que se tornam evidentes somente quando o problema gera consequências graves. Nesse contexto, a terceirizada pode oferecer um custo vantajoso para seu negócio, mas, ao mesmo tempo, remunerando seu quadro de colaboradores abaixo do valor de mercado. De certa forma, isso gera desmotivação e baixa produtividade. 

Dicas para escolher uma empresa de portaria e segurança 

Ao confirmar a necessidade de contratar uma empresa de portaria e segurança, surgem diversas questões sobre como fazer uma escolha certa. Por se tratar de uma decisão importante, listamos alguns critérios que você deve seguir. 

  • Estude o histórico da empresa: procure saber há quanto tempo ela realiza o serviço, como é feito o treinamento dos seus colaboradores, se há reclamações de clientes e afins.
  • Confira a documentação obrigatória: verifique a validade do CNPJ, o certificado de segurança concedido pela Polícia Federal e a autorização de funcionamento emitida pelo Ministério da Justiça. 
  • Atente-se aos custos: pesquise com cautela os valores, pois eles são estipulados de acordo com o porte, a quantidade de colaboradores, a região e outros fatores. Por exemplo, uma empresa de portaria e segurança em São Paulo pode custar em torno de R$ 3.000 a R$ 5.000 por mês, conforme os requerimentos da contratante.
  • Fiscalize a capacitação dos funcionários: a contratação de uma empresa de portaria e segurança deve prezar por uma prestadora que se preocupe com o treinamento de seus colaboradores. Os profissionais devem ser atualizados diante de situações que podem enfrentar em sua rotina. Vale ressaltar que fornecedoras qualificadas contam com mecanismos de fiscalização do trabalho.
  • Descubra como é feito o controle de segurança: as empresas de segurança patrimonial que oferecem rondas virtuais se destacam porque monitoram oimóvel em tempo real. Sendo assim, questione a fornecedora sobre como é feito o acompanhamento das imagens geradas pelas câmeras.

Como contratar uma empresa de portaria e segurança?

Existem várias formas de recorrer a uma boa empresa de portaria e segurança no mercado. Uma delas é pedir indicações para síndicos, porém, a mais indicada é fazer uma pesquisa minuciosa pela internet. 

Na plataforma do oHub, por exemplo, você conta com as melhores empresas do mercado. Busque aquela que lhe pareça mais confiável e entre em contato para tirar suas dúvidas. Estar frente a frente, mesmo que virtualmente, é a melhor forma de fechar uma parceria de sucesso. Boa sorte!

Este post foi escrito especialmente para o blog RelatórioWeb e é uma iniciativa do oHub para apresentar os benefícios das empresas de portaria e segurança. 

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