7 Dicas para Fazer um Molho Branco Delicioso e Cremoso

O molho branco é um dos molhos mais versáteis e saborosos que existem. Ele pode ser usado para acompanhar massas, carnes, legumes, tortas e muito mais. Mas você sabe como fazer um molho perfeito?

Neste artigo, vamos te ensinar 7 dicas para preparar um molho béchamel delicioso e cremoso, que vai deixar seus pratos ainda mais gostosos. Confira!

O que é o molho branco e por que ele é tão bom?

O molho branco, também conhecido como béchamel, é um molho clássico da culinária francesa, que consiste em uma mistura de leite, manteiga e farinha de trigo, cozida em fogo baixo até engrossar.

Ele é considerado um dos molhos-mãe da gastronomia, pois serve de base para vários outros molhos, como o molho de queijo, o molho de cogumelos, o molho de mostarda e o molho de tomate.

Este molho é tão bom porque tem uma textura cremosa e aveludada, que combina com diversos ingredientes e realça o sabor dos alimentos.

Além disso, ele é fácil de fazer e pode ser adaptado ao seu gosto, adicionando temperos, ervas, queijos ou outros elementos que você preferir.

Categoria: Molhos
Tempo: 20 minutos
Dificuldade:
 Fácil

Como fazer um molho branco perfeito: 7 dicas infalíveis

Para fazer um molho perfeito, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 500 ml de leite
  • Sal e noz-moscada a gosto

Siga as dicas abaixo para preparar o seu molho:

Como fazer molho branco

Derreta a manteiga em uma panela em fogo médio. Não deixe a manteiga queimar ou escurecer demais, pois isso pode alterar o sabor e a cor do seu molho.

Adicione a farinha de trigo e misture bem com um batedor de arame (fouet) ou uma colher de pau, formando uma pasta chamada roux. Cozinhe por cerca de 2 minutos, mexendo sempre, para eliminar o gosto cru da farinha.

Aqueça o leite em outra panela ou no micro-ondas até ficar morno. Não deixe o leite ferver, pois isso pode fazer com que ele talhe ou separe.

Adicione o leite aos poucos ao roux, mexendo sempre com o batedor de arame ou a colher de pau, para evitar a formação de grumos. Você pode usar uma concha ou uma xícara para medir a quantidade de leite que vai adicionando.

Tempere com sal e noz-moscada a gosto. A noz-moscada é um tempero tradicional do molho branco, que dá um toque especial ao seu sabor. Mas você pode usar outros temperos que você goste, como pimenta-do-reino, alho, cebola ou louro.

Cozinhe o molho em fogo baixo até engrossar, mexendo sempre. O ponto ideal do molho é quando ele cobre as costas de uma colher e forma um risco quando você passa o dedo.

Dica 1: Se o seu molho ficar muito grosso, você pode adicionar mais leite até atingir a consistência desejada.

Dica 2: Se ficar muito ralo, você pode cozinhar por mais tempo até reduzir ou adicionar mais farinha dissolvida em um pouco de leite frio.

Desligue o fogo e sirva o seu molho branco quente ou morno!

Você pode guardar o seu molho na geladeira por até 3 dias ou no freezer por até 3 meses. Para reaquecer o seu molho, leve-o ao fogo baixo ou ao micro-ondas, mexendo sempre para evitar que ele empelote.

A origem do molho Béchamel: uma história curiosa

Você sabia que o molho branco tem uma origem curiosa e controversa? Existem várias versões sobre quem foi o criador desse molho, mas a mais famosa é a que atribui a sua invenção ao cozinheiro francês Louis de Béchamel, no século XVII.

Segundo essa versão, Béchamel era um financista e cortesão do rei Luís XIV, que gostava de cozinhar e inventar receitas. Ele teria criado o molho branco para acompanhar um peixe cozido, usando leite, manteiga e farinha.

O molho fez tanto sucesso que recebeu o seu nome em sua homenagem. No entanto, há quem diga que o molho branco já existia antes de Béchamel, e que ele apenas popularizou a receita.

Outros afirmam que o verdadeiro criador do molho foi o cozinheiro italiano Antonio Carême, no século XIX, que aperfeiçoou a técnica do roux e classificou os molhos-mãe da culinária francesa.

Há ainda quem defenda que o molho branco tem origem árabe ou inglesa, e que chegou à França por meio de influências culturais.

Seja qual for a verdadeira origem do molho branco, o fato é que ele se tornou um dos molhos mais apreciados e utilizados na gastronomia mundial, com diversas variações e adaptações.

Você pode experimentar o molho branco em receitas como lasanha, macarrão ao forno, frango à parmegiana, couve-flor gratinada, croque monsieur, bacalhau com natas e muito mais.

2 acompanhamentos para o molho branco: dicas para combinar

O molho branco é um molho muito versátil, que combina com vários tipos de alimentos. Mas se você quer algumas dicas de acompanhamentos para o seu molho branco, aqui vão duas sugestões:

Arroz

O arroz é um acompanhamento simples e fácil de fazer, que fica ótimo com o molho branco. Você pode usar o arroz branco tradicional ou incrementar com ervas, legumes, castanhas ou queijo. O arroz é uma boa opção para acompanhar carnes ou peixes com molho branco.

Salada

A salada é um acompanhamento leve e saudável, que contrasta com a cremosidade do molho branco. Você pode usar folhas verdes, tomates, cenouras, pepinos, milho, ervilhas ou outros ingredientes que você goste. A salada é uma boa opção para acompanhar massas ou tortas com molho branco.

Considerações Finais

Neste artigo, você aprendeu 7 dicas para fazer um molho branco delicioso e cremoso, que vai deixar seus pratos ainda mais gostosos. Você também conheceu a origem curiosa desse molho e algumas sugestões de acompanhamentos para ele.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que tenha ficado com vontade de experimentar o seu próprio molho branco. Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou opinião sobre o assunto, deixe um comentário abaixo. Nós adoraríamos saber o que você pensa sobre o molho branco. Até a próxima!

Conheça essa e outras opções de receitas em nosso Grupo do Facebook!!

Deixe um comentário