Descubra os passos essenciais para uma rotina de skincare eficaz

A prática do skincare vem se popularizando cada vez mais nos últimos anos. Esse movimento fez com que diversas pessoas começassem a compartilhar sua rotina nas redes, com diferentes etapas e produtos. Com tanta informação, fica difícil saber o que é mesmo necessário, o que faz efeito e o que é adequado para cada faixa etária e tipo de pele.

A recomendação realmente varia de pessoa para pessoa, mas uma rotina simples de cuidados com a pele é capaz de trazer benefícios. Não é preciso gastar muito ou ter uma coleção de produtos, o básico também funciona! Confira abaixo um passo a passo simples de cuidados essenciais.

Passo 1 – Limpeza da pele

Uma boa rotina de skincare sempre começa pela etapa de limpeza. É ela que vai garantir a retirada de impurezas e da poluição que agride nossa pele no dia a dia, principalmente nas grandes cidades. A limpeza também prepara a superfície para receber os demais produtos de forma mais eficaz.

Para higienizar a pele, você pode optar pelo uso de sabonetes ou géis indicados para essa área. É importante que o produto seja próprio para o rosto, já que a área é mais sensível e pode desenvolver alergias ou irritações de produtos impróprios.

Passo 2 – Equilíbrio do pH

O pH é o que garante a proteção e integridade da pele. O ideal é que ele esteja entre 7 e 5, mas, na maior parte do dia, esse valor pode estar abaixo do recomendado, por volta dos 4,5. Isso significa que o pH está em desequilíbrio, o que pode afetar a saúde e a estética.

Para devolver o equilíbrio, o ideal é usar um tônico facial. Além de eliminar as impurezas que não foram retiradas na etapa de limpeza, esse produto potencializa a hidratação e auxilia no controle de oleosidade. Você também pode fazer uma máscara facial caseira.

Passo 3 – Hidratação

A hidratação é a etapa mais conhecida do skincare. Existem até mesmo aquelas pessoas que não seguem uma rotina, mas estão sempre aplicando um creme hidratante quando se lembram. O ideal é que essa etapa seja feita após a limpeza e a tonificação, para que seja mais eficaz e duradoura.

Na hora de escolher o produto, você pode encontrar cremes, séruns e géis com a mesma função. A textura do produto pode ser escolhida de acordo com o gosto pessoal. O importante é focar em produtos indicados para a área do rosto. Você também pode selecionar o produto de acordo com o seu tipo de pele: mista, seca ou oleosa.

Passo 4 – Proteção solar

O protetor solar faz parte do kit praia da maioria dos brasileiros, mas você sabia que ele precisa ser aplicado todos os dias? Independentemente de estar diretamente exposto ao sol ou não, a proteção é essencial para evitar danos à saúde e manchas indesejáveis na pele.     

O ideal é que o fator seja igual ou maior que 50 e o produto seja indicado para a área do rosto, evitando a irritação em partes mais sensíveis, como os olhos. Os lábios também devem ser protegidos com produtos específicos, que podem ser encontrados em forma de creme, balm ou batom.

Passo 5 – Constância nos cuidados

Seguindo os passos básicos de limpeza, tonificação, hidratação e protetor solar, a pele já recebe tudo o que precisa. A adição de novas etapas passa a ser necessária para peles acneicas ou mais maduras e varia conforme a necessidade de cada pessoa.

Independentemente da rotina, é importante acrescentar um passo extra: a constância. É apenas através dela que você consegue atingir e notar os resultados a curto, médio e longo prazo.

Deixe um comentário