Curiosidades e Tipos de Cogumelos Venenosos

Se você não conhece os tipos de cogumelos venenosos, precisa ficar atento, já que eles podem ser perigosos para quem gosta de se arriscar na cozinha.

Os cogumelos são uma iguaria que caiu no gosto da cozinha brasileira e é preciso identificar as espécies venenosas para evitar qualquer problema grave no seu organismo.

Existe uma doença séria chamada Micetismo, que é a intoxicação por fungos que pode ocorrer no consumo de alguns tipos de cogumelos venenosos.

Porque existem cogumelos venenosos?

Os cogumelos são muito comuns na culinária asiática e ganhou fama em nosso país após o aumento significativo de restaurantes japoneses. Mesmo que seu consumo ainda seja baixo no Brasil em comparação a outros países, o cuidado tem que ser mantido, já que em alguns tipos de cogumelos venenosos a concentração de toxinas pode matar uma pessoa.

No Brasil, a média de consumo de cogumelos é de cerca de 160 gramas por pessoa. Em países da Europa e Ásia, esse índice pode chegar entre 2 e 6 quilos por ano. Portanto, se você pretende aumentar significativamente o consumo dessa iguaria, é melhor ficar atento e ter alguns cuidados na hora de coletar ou consumir cogumelos por conta própria.

Qual tipo de Cogumelo é venenoso?

Identificar o tipo de cogumelo venenoso não é uma tarefa fácil. Dentre aproximadamente 1,5 milhões de espécies, não existem características específicas que possam denunciar a presença de substância alucinógena ou veneno nos cogumelos.

Como identificar os tipos de cogumelos comestível venenoso e alucinógeno?

A literatura científica não chegou a catalogar nem 5% dessas espécies, o que dificulta ainda mais se estivermos pensando em cogumelos selvagens. Então, se você não quer ter problemas na hora de consumir os cogumelos, é bom tomar alguns cuidados:

  • Evite espécies silvestres.
  • Se vai consumir, estude e pesquise as espécies antes.
  • Nunca colha cogumelos em regiões contaminadas.
  • Sempre os cozinhe antes do consumo.
  • A maioria dos cogumelos avermelhados é venenosa, evite-os.
  • Não confie em mitos que possam estar equivocados, já que não tem embasamento científico.

Os principais tipos de cogumelos venenosos

Existem muitos tipos de cogumelos venenosos. Veja abaixo os mais comuns:

Amanita Muscaria

Cogumelo Amanita Muscaria

Conhecido como “mata-moscas” e encontrado na América do Norte, possui substâncias alucinógenas poderosas.

Em alguns casos, ele pode ser fatal e na melhor das hipóteses, você vai ter problemas como náuseas, vertigens, sonolência extrema e até alucinações.

Amanita Abrupta

Cogumelo Venenoso Amanita Abrupta

Esse tipo de cogumelo é extremamente venenoso para o fígado.

Encontrado na Ásia Oriental e nos Estados Unidos, os estudos em ratos comprovaram que os animais que ingeriram sua substância criou sintomas de infecção por cólera.

Galerina Marginata

Cogumelo Venenoso Galerina Marginata

Muito comum em todo o mundo (em especial na Áustria e Nova Zelândia), é aquele tipo de cogumelo que nasce próximo à madeira podre ou morta.

Também é altamente tóxico para o fígado em humanos ou animais, podendo levar ao óbito.

Gyromitra esculenta

Cogumelo Venenoso Gyromitra esculenta

Conhecido como “cogumelo cérebro” devido a sua aparência, que parece com uma massa encefálica humana, essa espécie é comum na Europa e América do Norte.

Ele tem potência fatal já que possui alta concentração de giromitrina, que atava o sistema nervoso, fígado e rins.

Amanita Phalloides

Cogumelo Venenoso Amanita Phalloides

Podemos dizer que esse é o cogumelo venenoso mais famoso do Mundo.

Encontrado em vários continentes, ele ganhou fama por ser o responsável pela morte do imperador Claudio, de Roma.

Pelo menos, essa é a lenda em torno de sua morte. Seu grau de toxidade é altíssimo e suas toxinas podem levar a falência hepática e à morte.

Tipos de efeitos comuns em cogumelos venenosos

Cada corpo pode reagir diferente de outro quando estão sob os efeitos das toxinas dos cogumelos venenosos. Mas, geralmente três efeitos estão entre os mais comuns:

Alucinações

As alucinações são o efeito mais comum para pessoas que tiveram contato com algum tipo de cogumelo venenoso. Ela geralmente é seguida de agitação, fraqueza muscular, confusão mental, dor de cabeça e aumento de frequência cardíaca.

Os chamados “cogumelos mágicos” tem entre as espécies mais conhecidas o Psilocybe Subaeruginosa, que contem compostos psicoativos como a psilocina e a psilocibina. Descoberto em 1927, é muito comum na Áustria e Nova Zelândia.

Doenças Gastrointestinais

Vômitos, náuseas, diarréia e cólicas estomacais são sintomas comuns que os cogumelos venenosos podem gerar. Todos esses sintomas de doenças gástricas podem levar o indivíduo ao hospital e o tratamento tardio dos efeitos tóxicos pode levar à morte.

Insuficiência Hepática

O cogumelo Amanita Phalloides é o responsável por 9 entre 10 mortes relacionadas a cogumelos venenosos. Atingindo principalmente fígado e rins, a pessoa pode morrer em até 48 horas. Os sintomas já são sentidos entre 6 e 24 horas da ingestão e precisam de cuidados imediatos.

Espécies como a Lepiota, a Galerina e o Conocybe tem efeitos semelhantes e são igualmente mortais.

Procure um médico caso tenha ingerido um cogumelo desconhecido.

O primeiro sinal de preocupação é o desconforto gastrointestinal nas primeiras 24 horas após a ingestão de cogumelos. Mesmo que tenha vergonha de admitir que pode ter comido um cogumelo venenoso, não deixe de procurar um médico.

O segundo sinal de preocupação é salivação, lactação, lacrimação ou sudorese excessiva. Se você estiver intoxicado, rapidamente seu sistema nervoso vai apresentar sintomas de que algo pode estar errado. Não procurar um médico pode te levar a ter uma parada respiratória.

Nunca ignore alucinações, distorções visuais ou sensação de sonolência após o consumo de cogumelos. Alguns cogumelos podem causar convulsões, portanto procure um médico imediatamente. Em alguns casos eles precisam induzir um estado de coma enquanto tratam a intoxicação.

Em casos de reincidência, fique atento! Alguns exemplares, como os cogumelos da família das Amanitas podem apresentar melhora temporária que logo depois pode voltar com força total. Com isso, os sintomas mentais e físicos podem reaparecer mesmo depois de uma aparente recuperação.

Cogumelos mais consumidos no Brasil

Tipos de Cogumelos Comestíveis

Muito procurados em supermercados e redes especializadas que vendem o produto à partir de produtores confiáveis, o mercado nacional tem um alto consumo, proveniente de 4 tipos de cogumelos:

  • Champignon
  • Portobello
  • Shitake
  • Shimeji

Dicas para comprar um bom cogumelo

Na hora de comprar, fique atento a sinais que demonstram um produto que não esteja apto ao consumo. Os principais passos para identificar um bom cogumelo são:

  • Evitar produto sujo ou pegajoso
  • Dar preferência aos produtos macios e firmes
  • Se comprar seco, molhe-os com água morna por até meia hora antes do consumo
  • Mantenha sempre seu cogumelo conservado na geladeira por no máximo 7 dias
  • Limpe o produto com pano úmido e nunca em água corrente, já que ele é um tipo de esponja e vai absorver muita água.

Conclusão sobre os tipos de cogumelos venenosos

A identificação correta dos dos tipos de cogumelos venenosos é algo muito difícil. Somente um especialista conseguiria identificar e diferenciar um cogumelo venenoso de um comestível.

A coleta e ingestão de exemplares por pessoas sem conhecimento é o principal motivo do alto número de intoxicação. As pessoas que deliberadamente fazem a ingestão dos cogumelos crus, ou na forma de chás, sopas e infusões também costumam estar no grupo de risco.

Entre 2005 e 2019 foram registrados 111 casos de intoxicação por fungos de cogumelos venenosos em humanos, mas a intoxicação também pode ocorrer nos animais.

A dica de ouro é nunca consuma um cogumelo se não tiver 100% de certeza de que ele possa ser venenoso.  Algumas variedades mudam de aspecto de acordo com as condições locais de crescimento e uma espécie venenosa  pode ficar bem parecida com uma espécie não venenosa. Portanto, não vascile.

E por fim, se você pretende entrar de cabeça no mundo dos cogumelos, recomendamos que procure um grupo de estudos de micologia. Com certeza você vai encontrar algum grupo na sua região. Eles organizam eventos de campo e caminhadas para pessoas que queiram aprender mais sobre como colher a própria comida sem medo de se intoxicar.

Você também pode comprar um guia de cogumelos selvagens nas livrarias. É uma ótima forma de identificar e se familiarizas com as espécies comestíveis e venenosas.

1 comentário em “Curiosidades e Tipos de Cogumelos Venenosos”

Deixe um comentário