Conheça os mais variados tipos de empanados

Quem não gosta de saborear uma carne, anéis de cebola, tirinhas de frango frito ou até mesmo legumes empanados? Chega a dar água na boca só de pensar, não é mesmo? Saiba que com as variedades de técnicas e materiais disponíveis no mercado, fica fácil adicionar crocância e sabor aos mais diversos pratos.

Utilizando a clássica farinha de rosca, farinha panko e até as inovações mais criativas usando amêndoas trituradas, cereal e polenta, não tem como negar que as opções são inúmeras e oferecem um show de diferentes experiências gastronômicas. O melhor mesmo é experimentar cada uma delas.

Tipos de empanados

São inúmeras as opções de alimentos para serem servidos empanados, além do clássico bife à milanesa. Essas variações trazem diferentes texturas e sabores únicos aos pratos.

Empanamento tradicional

No empanado tradicional, é usado farinha de trigo, ovo e farinha de rosca. Aliás, essa forma de preparo é a mais conhecida e usada no mundo inteiro. Ela é ideal para pratos clássicos como bife à milanesa e frango empanado. Com essa técnica, a crocância e o dourado perfeito são garantidos.

Panko

A farinha Panko é uma farinha de rosca japonesa feita a partir do pão branco sem casca, processado em flocos maiores. Com ela, é possível obter como resultado uma textura muito mais crocante e leve. É indicada para tempurás, camarões e peixes empanados, por absorver menos óleo e deixar os alimentos menos encharcados e mais crocantes.

Corn flakes

Utilizar flocos de milho triturados como empanamento dá um toque adocicado e crocância irresistível aos seus pratos. Para quem gosta de preparar o próprio nuggets de frango e pedaços de peixe, ela é perfeita, pois proporciona textura diferenciada e sabor ligeiramente adocicado.

Amêndoas ou castanhas trituradas

Empanados mais saudáveis é uma ótima alternativa para quem busca uma dieta sem glúten. Para isso, triture amêndoas, castanhas ou outras nozes para criar uma farinha mais saborosa e nutritiva. Essa opção é excelente para peixes e legumes, já que oferece crocância sofisticada e sabor rico, sem retirar os nutrientes desses alimentos ao fritar.

Queijo parmesão

Misturar queijo parmesão ralado à farinha de rosca dá um sabor especial aos alimentos empanados, como abobrinha e berinjela, além de frango. Isso porque, ao derreter o queijo, cria-se uma leve camada de gratinado, o que proporciona um acabamento dourado e saboroso.

Coco ralado

Já experimentou usar o coco ralado para empanar? Assim como o corn flakes, ele traz crocância diferenciada e sabor levemente adocicado, sendo perfeito para pratos de frutos do mar, como camarão e peixe, além de sobremesas empanadas. A combinação do coco com temperos como curry pode surpreender e agradar.

Farinha de milho

Muito utilizada no sul dos Estados Unidos, a farinha de milho cria uma crosta crocante, tornando-se ideal para pratos como peixes e frango frito. Essa é uma alternativa que adiciona um toque rústico e uma cor dourada vibrante aos pratos.

Polenta

Empanar com polenta, ou seja, farinha de milho pré-cozida, traz muita crocância e sabor. Por isso, pode ser usada para empanar queijo, vegetais ou até carnes. Isso ocorre porque a polenta cria uma camada mais grossa e crocante, que se mantém firme durante a fritura ou o assamento.

Gluten-free

As pessoas com restrições alimentares não precisam ficar sem comer empanados, uma vez que existem várias opções sem glúten, como farinhas de arroz, tapioca e batata. Essas alternativas podem ser usadas com praticamente qualquer alimento, não deixando a desejar na crocância e não comprometendo a saúde.

Dicas para um empanamento perfeito

Seja para empanar um pedaço de carne, seja para fazer anéis de cebola ou tirinhas de frango empanadas, para que o prato fique perfeito, é necessário seguir uma ordem que o tornará crocante e suculento.

Assim, primeiro passe o alimento na farinha de trigo, depois no ovo batido e, finalmente, na última camada, que pode ser farinha de rosca, panko ou outra da sua preferência.

Colocar para fritar somente quando o óleo atingir a temperatura certa também ajudará a manter o empanando inteiro, sem que ele desmanche. Para isso, o óleo deve estar quente, mas não fumegando. Para saber se já atingiu o ponto ideal, basta testar com uma migalha de pão, se dourar em 60 segundos é porque está pronto para usá-lo.

Outra dica é deixar os alimentos empanados descansarem no freezer por 15 minutos antes de fritá-los. Essa ação ajuda o alimento a aderir melhor à farinha e ficar mais crocante. Portanto, empanar é uma técnica versátil e divertida que pode ser adaptada a diversos ingredientes e preferências.

Deixe um comentário