Como utilizar o marketing de influência para promover sua marca

O marketing de influência é uma estratégia de marketing digital que conta com a participação dos influenciadores digitais, que, por sua vez, produzem conteúdos independentes para influenciar o público.

Quando uma empresa trabalha com esses produtores de conteúdo, seu objetivo é criar uma ponte entre ela e os consumidores influenciados, o que gera impactos positivos nas estratégias de marketing digital.

Desse modo, fica muito mais fácil conquistar novos clientes, gerar valor e confiança para o negócio, reter clientes que já compram com a marca e influenciar a decisão de compra de um público segmentado.

A facilidade se deve ao fato de que as pessoas já confiam no influenciador, se identificam com seus conteúdos e se sentem próximas dele.

É justamente a identificação entre os usuários e o influenciador que serve como base para divulgar produtos e serviços, gerar oportunidades de vendas e aumentar o engajamento do público com a companhia.

Mas, para aproveitar o potencial do marketing de influência, existem alguns aspectos que precisam ser considerados pelo gestor.

Este artigo vai explicá-los, mostrando como identificar os influenciadores certos, quais são as melhores práticas para trabalhar com eles e como medir o sucesso de uma campanha de marketing de influência.

Como identificar os influenciadores certos

Para identificar os influenciadores certos, a primeira coisa é verificar se existe alinhamento de valores e discurso. Não basta apenas escolher o produtor de conteúdo, é necessário levar outros aspectos em conta.

Primeiro é necessário saber se o material produzido e os valores transmitidos estão de acordo com a mensagem. Algumas das informações mais importantes são:

  • Compatibilidade entre público e influenciador;
  • Tipo de cliente da marca;
  • Relacionamento entre influenciador e público;
  • Tipo de conteúdo;
  • Tipo de seguidor influenciado.

Depois de analisar esses requisitos, uma escola que oferece curso de comissario a distancia precisa acompanhar o engajamento do público do possível influenciador.

Sua capacidade de influenciar está relacionada à capacidade de gerar esse engajamento, pois ter muitos seguidores, mas o engajamento muito baixo, não é um bom sinal.

A empresa espera que o público tenha uma reação diante dessa estratégia, mesmo porque, o objetivo de trabalhar com influenciador é justamente sua capacidade de influenciar um comportamento.

Outro ponto fundamental para fazer uma escolha assertiva é medir a credibilidade, assim, a empresa garante que sua mensagem será entregue por alguém de confiança.

Para avaliar essa característica, uma das coisas mais importantes é analisar o conteúdo produzido no canal. Supondo que exista muita publicidade de empresas diferentes, é um sinal claro de que não existe muita credibilidade para falar sobre a empresa.

É alguém que já vendeu muitas marcas, então, a veracidade de sua opinião não tem muito valor para os seguidores.

Uma instituição de ensino especializada em curso aeromoça também deve analisar o formato dos conteúdos produzidos, entre os melhores estão os conteúdos informativos e as histórias pessoais.

A união entre essas opções acaba trazendo mais relevância e autenticidade, por isso, independentemente do nicho, a organização precisa saber encontrar bons influenciadores, e que sejam capazes de disseminar um conteúdo.

Lembrando que o material precisa ser autêntico, capaz de atrair o público-alvo e de associar o influenciador à marca para que o produto realmente tenha valor perante os olhos dos consumidores.

Melhores práticas de marketing de influência

Existem algumas boas práticas para trabalhar com os influenciadores digitais, e entre as que mais se destacam estão:

Criar um programa de embaixadores

Cada vez mais os consumidores preferem comprar com marcas com as quais tenham alguma proximidade, e é justamente aqui que o influenciador exerce um papel muito importante.

Ele atua como se fosse um filtro, tendo em vista que boa parte dos usuários confiam no feedback desses produtores de conteúdo.

Formar embaixadores da marca para se comunicar com as pessoas nas redes sociais é uma tendência que cresce continuamente e se torna cada vez mais importante.

Mas para formar um grupo de embaixadores digitais, primeiro uma empresa especializada em closet planejado para apartamento precisa encontrar os influenciadores certos.

Reutilizar conteúdos

Vale a pena melhorar materiais que já foram produzidos, por exemplo, integrar fotografias e vídeos dos influencers nas fichas de produtos para destacá-los.

Também é interessante criar uma conta nas redes sociais exclusivamente para essas campanhas e até utilizar os vídeos dos influenciadores, de modo que sejam integrados ao anúncio.

É importante lembrar que os micros e pequenos influenciadores podem gerar um engajamento muito maior do que aqueles com mais seguidores.

Cuidar dos conteúdos

É fundamental fazer uma monitorização digital para se manter informado sobre as últimas tendências nas redes sociais, desenvolver conhecimentos e se manter constantemente informado.

Também é interessante encontrar potenciais influencers com quem a marca pode colaborar, e para isso, é interessante criar uma conta, seguir os influenciadores e fazer pesquisas por meio de hashtags com os conteúdos relacionados.

Organizar eventos

Uma empresa especializada em guindaste articulado hidraulico também pode organizar eventos online para aumentar a venda dos produtos na internet.

Para que esses eventos contem com a participação de influenciadores, é interessante perceber o que as comunidades de influencers esperam encontrar nesse tipo de acontecimento e o tipo de produto.

Também é muito importante estabelecer uma comunicação com os produtores de conteúdo e adotar a rede social compatível com o alvo.

Mas além dos eventos online, também é interessante investir nos eventos offline para melhorar ainda mais a relação entre a marca e o influenciador.

Como medir o sucesso da campanha

Assim como no caso de outras estratégias de marketing digital, o marketing de influência também precisa ser acompanhado para saber se a campanha está trazendo os resultados esperados.

Isso é feito por meio de algumas métricas que vão mostrar se uma marca de máquina de café empresarial está conseguindo alcançar o que deseja. 

Entre as métricas estão as impressões de posts, que são os indicadores de reconhecimento e que mostram quantas vezes uma publicação foi vista ou exibida para as pessoas.

Isso ajuda a medir o nível de interesse dos usuários em relação à campanha e modificá-la de modo que seja interessante para todos.

Outra métrica fundamental é o engajamento, uma vez que mensurar o sucesso das campanhas pelos indicadores oferecidos nas redes sociais, como likes e compartilhamentos, é indispensável para saber se o público está interagindo.

O tráfego deve fazer parte da mensuração porque muitas empresas buscam aumentar o número de visitantes em suas plataformas por meio dos influenciadores digitais.

Para saber como está o tráfego, é necessário usar links de rastreamento, e alguns indicadores de Analytics ajudam a medir aspectos específicos.

Nesse sentido, um fabricante de corrimão com cabo de aço pode saber os novos usuários que visitaram o site, quais foram os cliques em links de influenciadores disponibilizados nas redes sociais e a quantidade total de visitas.

Também é uma forma de saber a quantidade total de páginas que foram carregadas durante um período e o tempo de permanência do usuário na plataforma.

A empresa pode acompanhar os seguidores, o indicador que serve para analisar quais são os influenciadores com mais potencial de sucesso para a campanha.

Os indicadores de conversão, por sua vez, também precisam fazer parte da lista, e uma das métricas mais importantes entre eles são as vendas.

Elas estão diretamente relacionadas com o retorno sobre o investimento, permitindo analisar o volume de vendas geradas dentro de um período.

Uma empresa de lavagem de tapetes residenciais também pode analisar os links de afiliados porque os influenciadores digitais têm muito potencial para trabalhar como afiliados.

Eles conseguem conduzir o público para o site de vendas usando links rastreados, com isso, é possível saber qual é a origem do cliente.

Os códigos promocionais, por sua vez, também são muito bons para fazer a contagem de vendas feitas por um influenciador.

Mas para que isso seja possível, é necessário que o código gerado seja exclusivo para cada criador de conteúdo.

Uma oficina mecânica mais próxima de mim também deve mensurar os downloads de produtos como aplicativos, templates, entre outros para saber qual é a origem do lead.

No caso do marketing de influência, serve para saber de qual influenciador digital o público teve acesso a determinado link, além do mais, nos indicadores de download, é uma forma de aferir o ritmo de crescimento da base.

Considerações finais

Uma das estratégias de marketing digital mais promissoras da atualidade é o marketing de influência.

Isso acontece porque os influenciadores são pessoas populares nas plataformas digitais e que possuem um público engajado.

Seus seguidores são engajados porque se sentem mais próximos desses criadores de conteúdo do que das celebridades tradicionais.

Para as empresas, o marketing de influência é uma forma de criar parcerias que ajudam a promover os produtos e serviços, ter mais aproximação com os consumidores e melhorar as vendas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário