O marketing mudou de forma significativa nos últimos anos, assim como os clientes e o seu relacionamento com as empresas. Nos dias atuais, eles costumam pesquisar sobre empresas e produtos na internet, antes mesmo de contatar o vendedor.
Nesse caso, são utilizados os mecanismos de busca, como é o caso das redes sociais, Google orgânico ou pago (links patrocinados), Google Maps e muito mais. Nesse sentido, podemos dizer que os leads são as pessoas consideradas clientes em potencial para o seu negócio, que se interessam por aquilo que é vendido na sua empresa.
A geração de leads tem como principal objetivo aproximar clientes em potencial, para que eles possam se comunicar com a empresa e aumentar as chances de venda, por meio de uma técnica conhecida como funil de vendas. Saber como gerar leads grátis é uma alternativa para você que está iniciando o seu negócio e não tem tanto dinheiro para investir.
Descobrir como gerar leads grátis é algo de extrema importância para qualquer tipo de negócio, tendo em vista que se trata de uma das melhores oportunidades de falar com os clientes em potencial. Nesse caso, surgem diversos questionamentos, como por exemplo: como posso criar uma network de forma gratuita?
Que passos devo seguir para achar as pessoas que se interessam pelo meu negócio, de forma gratuita? Tudo isso acaba confundindo a cabeça das pessoas, mas ao aprender como gerar leads grátis, o processo se torna muito mais simples. Pensando nisso, criamos um guia que pode ajudá-lo. Abaixo, você confere tudo que separamos sobre este tema.
Conteúdo:
O que são os famosos leads?
Se você não sabe o que são leads, de forma, simples, podemos resumir que se tratam de clientes em potencial, ou seja, qualquer pessoa que demonstre interesse nos produtos ou serviços de uma empresa. Para gerar leads, o primeiro passo é se conectar com o cliente em potencial e incentivá-lo a fornecer detalhes como nome, e-mail ou número de telefone. Esses incentivos podem ser entregues por meio de newsletters, e-books ou qualquer outro conteúdo relevante.
Uma vez recebidos, esses dados são usados para construir relacionamentos com clientes em atividades relevantes ou diretamente através do setor de vendas. No entanto, se você acha que gerar leads é algo fácil, saiba que é mais complicado do que aparenta ser.
Na verdade, é necessário seguir diversos passos para gerar leads de sucesso. E, de fato, o primeiro e maior desafio é chamar a atenção das pessoas e ganhar sua confiança. O ideal, porém, é que você entenda todo o processo, ou seja, todas as etapas do que chamamos de funil de vendas.
Por que é tão importante gerar leads?
Gerar leads é uma das melhores estratégias para você que busca otimizar os resultados da sua empresa. Isso porque essa técnica é capaz de trazer inúmeros clientes para o seu negócio, portanto, jamais deve ser desprezada por qualquer empresa que busca crescimento.
Saber como gerar leads grátis é uma alternativa para as pessoas que estão iniciando o seu negócio e acabam não dispondo de um alto valor para investir.
Através da geração de leads, é possível focar apenas naquelas pessoas que estão em busca de comprar o seu produto, assim como abrir o funil de vendas para aqueles clientes considerados mais “frios”. Desse modo, é possível incrementar o potencial de vendas da empresa de forma extraordinária.
Além do mais, os leads que estão presentes em sua lista possuem uma tendência maior de confiar na sua marca. Tal confiança se constrói a partir do relacionamento que você possui com o lead, assim como o seu conteúdo e a autoridade. Logo, você consegue aumentar o valor do seu produto e ainda sim manter as vendas.
Como gerar leads grátis?
Na internet, você pode contar com diversos canais que podem ajudar na hora de gerar os leads de forma gratuita. Nesse sendo, é importante não só saber como gerar leads grátis, mas também utilizar cada um desses canais. A seguir, você confere as melhores formas de como gerar leads grátis:
Por meio do seu conteúdo
Uma excelente forma de como gerar leads grátis é através do seu conteúdo, pois isso irá atrair mais pessoas para conhecerem a sua marca. Esse conteúdo pode ser um vídeo, imagem ou mesmo um texto.
Nesse caso, você vai precisar trazer um conteúdo capaz de oferecer informações relevantes, úteis e gratuitas. Neles, é possível incluir ainda as chamadas Call to action (CTAs). Na medida em que a satisfação das pessoas cresça com o seu conteúdo, maior será as chances delas clicarem no seu CTA e se tornarem leads.
E-mail marketing
Muitas pessoas acreditam que o e-mail perdeu a sua utilidade com o passar do tempo, no entanto, podemos afirmar que esta ainda pode ser considerada uma das melhores formas de divulgar a sua marca. O chamado e-mail marketing é uma ferramenta muito usada para isso.
Tendo em vista que as pessoas da lista já estão inscritas no seu cadastro, esse e-mail terá como principal objetivo a orientação delas, para que essas pessoas se tornem leads qualificados.
Através de um blog
Uma das formas mais eficientes de alcançar as pessoas presentes na internet é por meio do blog. É possível utilizar as postagens que estão presentes em seu blog e criar textos de qualidade, capazes de atrair os leitores, que posteriormente irão se tornar leads.
Uma outra excelente vantagem oferecida pelo blog é cruzar os conteúdos, incluindo vídeos da Youtube, Instagram e demais redes sociais.
Redes sociais
As redes sociais são responsáveis por oferecerem inúmeras possibilidades, principalmente como gerar leads grátis. Nesse caso, você vai precisar atrair os seguidores utilizando conteúdos valorosos e encantadores. Em seguida, você pode criar uma landing page onde os leitores irão fazer o seu cadastro.
Fora isso, existem diversas outras opções nas demais redes sociais, como é o caso do “arrasta pra cima” do Instagram, contatos de WhatsApp e muito mais. Portanto, são inúmeras as opções que as redes sociais oferecem na hora de aprender como gerar leads grátis.
Logo, você deve aproveitar ao máximo todas elas nas suas campanhas.