Como é feito o controle de qualidade numa operação industrial?

Um dos pontos de maior importância para a uma indústria é o controle de qualidade nas operações industriais.

Através deles, é possível alcançar os padrões mais eficientes ao realizar o desempenho na produção e nas rotinas de trabalho nas indústrias.

O controle de qualidade, portanto, é capaz de garantir uma maior excelência nos serviços prestados e nos produtos que são oferecidos no mercado, aumentando a eficiência dos clientes, em geral.

O processo do controle de qualidade industrial envolve diretamente a implementação das rotinas sistêmicas que servem para otimizar a linha de fabricação através de indicadores e tecnologias para monitorar a produção e os equipamentos utilizados, como correia industrial, motores elétricos, etc.

Aqui neste conteúdo, vamos falar mais sobre o que é o controle de qualidade industrial e como ele é feito na prática. Acompanhe!

Controle de qualidade na indústria: Entenda o que é!

O controle de qualidade trata-se de um conceito que faz menção a uma série de normas, parâmetros e procedimentos que são estabelecidos em uma empresa com a finalidade de medir produtos e serviços.

O objetivo é que esses produtos e serviços cumpram com o seu papel, sejam de alta qualidade e sigam os padrões esperados na produção.

É isso que vai permitir que a empresa consiga entregar exatamente aquilo que o seu cliente espera, melhorando seus resultados e a imagem da empresa no mercado.

A existência das medidas e parâmetros estipulados para a gestão de qualidade industrial ajuda a monitorar potenciais falhas que, de outra forma, poderiam passar totalmente despercebidas dentro do processo de produção.

Portanto, as ferramentas para o controle de qualidade reduzem a ocorrência dos erros e aumentam os bons resultados alcançados pela empresa.

Algumas das falhas que dá para minimizar com um bom controle de qualidade industrial são:

  • Devoluções de produtos ou a manutenção de itens dentro do tempo de garantia, o que leva a custos altos e desnecessários
  • Recall de produtos, pois erros muito graves na produção podem colocar a vida dos clientes em risco
  • Produtos funcionando com uma qualidade bem inferior, o que impacta na credibilidade da marca perante o cliente

Como deve ser feito o controle de qualidade em uma operação industrial?

Os processos para controle de qualidade na indústria foram evoluindo ao longo dos anos e das décadas, de modo que hoje existem técnicas e tecnologias muito importantes para realizá-los nas empresas.

Com isso, é mais fácil não só monitorar, mas fazer a identificação das necessidades de manutenção nas mais diversas etapas de produção.

Esse tipo de ação, então, evita que os clientes e, lógico, o mercado percebam os erros cometidos na produção e que impactem negativamente a empresa. Esse controle ajuda manter a imagem da companhia e, como consequência, garante uma boa relação com os clientes.

Aqui estão as etapas necessárias para um bom controle de qualidade:

  • Monitoramento de toda a produção: isso significa que todas as fases que compõem a linha de produção devem ser monitoradas, sendo essa etapa articulada diretamente pela gerência e então executada por quem comanda a produção. É necessária uma grande precisão e que a comunicação flua bem para que os processos possam ser implementados, bem como passem por revisões periódicas, principalmente quando há uma grande rotatividade de colaboradores, sempre mantendo a qualidade
  • Processos de melhorias contínuas: essa etapa pode ser feita tanto manualmente quanto com uso de várias tecnologias, sendo possível implementá-las após análise do processo de um modo minucioso, sempre comparando a produtividade do processo em dias distintos, para corrigir eventuais falhas e fazer a aplicação de manutenções específicas
  • Controle das falhas: é uma etapa importante na qual você deve realizar um mapeamento de todas as áreas com maior potencial de falhas, garantindo assim a redução desses erros e mantendo um padrão de qualidade nas etapas da produção. Esse controle de falhas deve ser implementado em todas as operações através de sistemas de monitoramento automatizados
  • Ação de gerência participativa: essa é uma etapa na qual se deve observar o produto final obtido no processo, criar novas soluções e ainda motivar as equipes para garantir um processo de controle de qualidade cada vez mais eficiente, e um produto mais de acordo com as necessidades que têm o seu cliente. Essa etapa garante que seja sempre feitas uma revisão e a implantação de tecnologias inovadoras na fábrica

Conclusão

Como você viu, o controle de qualidade na indústria é algo fundamental para garantir que os produtos e serviços oferecidos pela empresa no mercado aos seus clientes mantenha um padrão alto e que atenda às necessidades deles.

Neste texto, nós mostramos a você como esse controle deve ser feito, etapa por etapa, em uma operação industrial, o que irá garantir resultados positivos para a fábrica.

O que achou do nosso conteúdo de hoje sobre como é feito o controle de qualidade numa operação industrial?

Deixe um comentário