Você sofre com dores crônicas? Quer dizer, você sabe que é uma dor crônica? É aquele incômodo persistente, que dura dias, meses ou até anos. Ou que até desaparece, mas sempre volta. Quem convive com esse problema, sabe o quanto ele pode ser desagradável e prejudicar a qualidade de vida.
Uma dor crônica geralmente ocorre quando os nervos se tornam mais sensíveis à dor. Ela pode estar relacionada com alguma doença e, nesse caso, é preciso tratar a raiz do problema. No entanto, também pode estar relacionado a hábitos prejudiciais, como o sedentarismo.
Existem diversos medicamentos para alívio da dor e eles são importantes para os momentos de crise, mas o ideal é evitar precisar deles, até porque a maioria perde parte da eficácia com o uso constante. A boa notícia é que algumas estratégias, como comprar e usar um bom tênis para caminhada, podem ajudar.
Não se trata de nenhuma receita milagrosa, mas de alguns métodos que já se provaram eficazes para melhorar a qualidade de vida de muita gente. Preste atenção na lista.
Exercite-se
Por isso a gente falou do tênis lá em cima. Uma das melhores formas de prevenir o surgimento de dores crônicas é praticar atividades físicas regulares, porque o hábito fortalece os músculos e ainda é benéfico para a saúde do corpo como um todo, evitando doenças que podem causar as dores.
Além disso, apesar de parecer incômodo se exercitar quando se está sentindo dor, alguns exercícios leves podem ajudar nesses momentos. Isso porque a gente libera endorfina quando se mexe e essa substância pode ajudar no alívio da dor. A longo prazo, a prática de exercícios pode até significar deixar de conviver com as dores.
Antes de começar, porém, é importante entender a causa da dor. Se ela estiver relacionada a alguma lesão ou inflamação, é preciso tratar primeiro problema. De toda forma, converse com o seu médico, inclusive sobre as atividades mais recomendadas para você.
Respire fundo
A respiração profunda ajuda a relaxar o corpo e, consequentemente, a aliviar a dor. Adotar no cotidiano práticas alternativas, como meditação e ioga, é uma boa forma de usar esse método para obter benefícios de longo prazo contra as dores crônicas.
Alongue-se
Muitas dores crônicas são causadas por falta de alongamento, tanto por passar longas horas sentado na frente do computador quanto pela própria prática de exercícios sem um aquecimento e alongamento prévio, que pode favorecer lesões.
Juntando essa dica com a anterior, citamos novamente a prática de ioga, que mistura técnicas de respiração com alongamento. E ainda pode trazer diversos benefícios para a saúde mental – o que se relaciona com a dica a seguir.
Faça terapia
Muita gente não sabe, mas algumas dores crônicas podem ser causadas por traumas e problemas psicológicos. Nesses quadros, fazer algum tipo de psicoterapia pode ser fundamental para aliviar os sintomas (que muitas vezes não passam com remédios e intrigam os médicos).
Além de ajudar a tratar casos em andamento, as terapias são ferramentas importantes de autoconhecimento. Geralmente, ajudam os pacientes a levarem uma vida mais saudável e também a notarem com mais agilidade qualquer sinal do corpo, prevenindo lesões que podem levar às dores.
Experimente acupuntura
Originária da medicina tradicional chinesa, a acupuntura também pode ser eficiente no combate às dores crônicas e agudas. As agulhas inseridas por um profissional em pontos específicos prometem agir diretamente nos pontos de dor, estimulando as fibras nervosas que conduzem os impulsos e trazendo relaxamento. Muita gente relata que o alívio é imediato e que algumas sessões do tratamento com agulhas podem até significar a cura definitiva das dores.