Como diferentes fábricas estão automatizando processos

A indústria manufatureira vem adotando várias soluções de automação como parte da Indústria 4.0 – a próxima revolução industrial na manufatura. Para mudar a forma como os produtos são fabricados, como parte da automação industrial, a indústria de manufatura está adotando várias tecnologias avançadas, como Inteligência Artificial (IA), Machine Learning (ML), Internet das Coisas (IoT), visão computacional, robótica e assim por diante. Especificamente, a visão computacional assumiu o centro do palco e revolucionou vários segmentos do processo de fabricação com suas soluções de automação inteligente.

Exemplos de transformação com visão computacional na indústria manufatureira 

Processos de montagem

Os aplicativos baseados em visão desempenham um papel importante na montagem de produtos e componentes no espaço de fabricação. Como parte da automação da Indústria 4.0, a maior parte da indústria de manufatura está implementando a visão computacional para conduzir processos de montagem e gerenciamento de produtos totalmente automatizados. 

Por exemplo, é amplamente conhecido que cerca de 70% do processo de fabricação da Tesla é automatizado. 

Projetos de modelagem 3D são gerados por software auxiliado por computador e baseados nestes projetos, o sistema de visão computacional é capaz de orientar o processo de montagem com precisão. Neste exemplo os sistemas de visão computacional monitoram e orientam constantemente os braços robóticos e os funcionários na linha de montagem.

Manutenção preditiva

Muitos processos de fabricação ocorrem em condições ambientais críticas, de modo que a destruição ou a corrosão do material são comuns. Isso poderá causar impactos de performance e até mesmo deformação do maquinário, que se não tratada precocemente, pode causar sérios prejuízos e interromper o processo de fabricação. 

Por esse motivo, os fabricantes empregam engenheiros de corrosão para garantir a integridade da máquina e evitar a corrosão como estratégia de manutenção preditiva manual. No entanto, os sistemas de visão computacional são capazes de monitorar constantemente os dispositivos com base em uma variedade de métricas. Quando um desvio das métricas indica corrosão, os sistemas de visão computacional podem alertar os gerentes apropriados para conduzir as atividades de manutenção de forma proativa. 

Gestão do Estoque

Os sistemas de visão computacional ajudam muito na contagem de estoque. Essa automação ajuda a manter o status do estoque em armazéns e automatizar e alertar os gerentes quando os materiais necessários para a fabricação estiverem em falta.

É muito comum encontrar erros humanos na contagem de estoque e os sistemas de visão computacional podem eliminar isso.

Além disso, em depósitos gigantes pode ser difícil encontrar itens e lotes específicos. Usando um sistema de visão computacional baseado em dados de código de barras, esses sistemas podem ajudar os gerentes de estoque a localizar facilmente esses produtos no armazém.

Segurança e Proteção dos Colaboradores

Os funcionários da indústria manufatureira, em grande parte, trabalham em condições extremamente perigosas, portanto, o risco de lesões é muito maior. Deixar a desejar no cumprimento das normas de segurança pode resultar em ferimentos graves ou até mesmo em morte. Por isso é fundamental que as fábricas cumpram as normas de segurança impostas pelos órgãos governamentais. As empresas que não cumprirem essas normas sofrem graves penalidades. 

Embora haja câmeras de monitoramento instaladas nas fábricas para monitorar os movimentos dos trabalhadores, visando garantir o cumprimento dos padrões de segurança, este processo é em grande parte um ato de vigilância manual, pois exige que um humano monitore constantemente o fluxo de vídeo. Os processos manuais são propensos a erros e esse erro pode ter sérias consequências.

Uma visão computacional suportada por IA (Inteligência Artificial) pode ser uma solução adequada. Este aplicativo monitora constantemente o local de produção desde a entrada, no local e na saída. Mesmo no caso de pequenas infrações de compliance, o sistema informa ao respectivo gestor e também alerta os colaboradores. Dessa forma, as empresas de manufatura podem garantir que seus funcionários atendam aos padrões de segurança.

Detecção de Defeitos 

A indústria manufatureira muitas vezes se esforça para atingir 100% de precisão na detecção de defeitos em seus produtos fabricados, afinal, reconhecer esses defeitos no final do processo de produção ou após a entrega ao cliente pode levar ao aumento dos custos de produção e à insatisfação do cliente. Essas perdas são comparativamente muito mais altas do que o custo de implementação de um sistema de detecção de falhas de visão computacional assistido por IA.

O aplicativo de visão computacional funciona coletando dados em tempo real a partir das câmeras e, usa algoritmos de aprendizado de máquina para analisar os fluxos de dados e, com base em padrões de qualidade predefinidos, detecta erros e fornece a porcentagem de desvio. Com posse desses dados é possível rastrear retrocessos no processo da linha de produção e desta forma, o processo de produção pode ser executado sem erros e com eficiência. 

Conclusão

A automação tem muitas funções positivas para a indústria. A tecnologia traz muitas vantagens tanto para o meio ambiente quanto para o consumidor final e permite que a indústria manufatureira se mantenha competitiva no mercado enquanto adota várias soluções de automação como parte da Indústria 4.0, mudando a forma como os produtos são fabricados e aumentando a eficiência de produção. Entre as principais tecnologias estão a IIot (Industrial IoT), Machine Learning, Visão Computacional etc.

Em benefício aos clientes e aos funcionários, a automação industrial tem sido amplamente utilizada para trazer de volta a eficiência de fabricação, aumentar a produtividade laboral e desenvolver a cadeia de fornecedores.

Deixe um comentário