Cirurgia Ortognática

Você sabe o que é Cirurgia Ortognática? Se a gente falar em harmonização facial, com certeza você vai dizer que conhece. Mas, a Cirurgia de Ortognática ou Tratamento da Disfunção de ATM é muito mais importante quanto se trata de melhorar a mastigação, corrigir a gengiva ou até mesmo melhorar o posicionamento do queixo.

Totalmente indicada para quem desarmonia facial, essa cirurgia não é um procedimento isolado. Ela pode ser realizada antes, durante ou depois de uma cirurgia dental. Ela é comum quando ocorre um crescimento inadequado ou exagerado de algum osso que compõe o rosto, como a mandíbula, nariz, maça do rosto ou o queixo.

Além de um procedimento estético-funcional, ela é capaz de restaurar a função mastigatória, além claro de restaurar a harmonia facial.

Cirurgia Ortognática Quando Fazer

O que é Cirurgia Ortognática?

Mais do que um procedimento estético, a Cirurgia Ortognática é essencial quando existe uma anomalia dentofacial e isso vira um caso de saúde. O procedimento ajuda a amenizar dores na musculatura ou articulações, provocadas ou não pela deformidade.

Outras consequências da falta de tratamento são distúrbios da mordida, articulações e respiração, além claro de repercutir na estética facial do indivíduo, o que geralmente pode criar um problema psicológico.

Esse procedimento cirúrgico é realizado geralmente por dentro da boca e raramente é feito com a necessidade de cortes no rosto. A cirurgia consiste basicamente em “soltar” os ossos do maxilar superior, o inferior ou o queixo (em alguns casos, todos eles). Além isso, após a nova posição definida, é realizada sua fixação com placas e parafusos de titânio, na maioria dos casos.

Quais os riscos de uma Cirurgia Ortognática?

Infecções, sangramentos e reações a medicamentos são complicações que podem acontecer e são inerentes a qualquer procedimento cirúrgico-anestésico com anestesia geral.

Porém o procedimento pode criar desconfortos corriqueiros como dor, formigamentos na face, inchaço na região, dificuldade em abrir a boca e obstrução nasal. Mas nesses casos, esses efeitos são transitórios e podem facilmente serem controlados com medicação.

Cirurgia Ortognática

Tempo de recuperação da Cirurgia Ortognática

O tempo de recuperação geralmente é de 6 a 12 meses, podendo variar de pessoa para pessoa e também de acordo com o tipo de procedimento.

Quanto custa uma cirurgia ortognática?

Em média, o preço está entre R$ 20 mil a R$ 40 mil, mas o valor da cirurgia ortognática pode variar de clínica para clínica, de região para região e até mesmo de acordo com cada profissional. O procedimento também pode ser feito de forma gratuita pelo SUS, normalmente em hospitais que tem residências em odontologia, com especialização em buco-maxilo facial.

Quantas horas demora uma Cirurgia Ortognática?

O tempo de duração de uma cirurgia ortognática pode variar de acordo com as técnicas empregadas e da experiência do cirurgião. Em média leva de 1 hora a 1 hora e 30 minutos em casos monomaxilares e cerca de 2 horas e meia a 3 horas em casos de cirurgias combinadas.

Qual o dentista especialista em Cirurgia Ortognática?

O Buco-Maxilo Facial é o profissional odontológico especialista para os casos de Cirurgia Ortognática.

Cirurgia de Ortognática antes ou depois do Aparelho?

O trabalho do ortodontista é preparar as arcadas dentárias para que o cirurgião corrija a oclusão no momento da cirurgia, com a movimentação das bases ósseas. Não há a necessidade de remover o aparelho para fazer a cirurgia.

Cirurgia Ortognática Antes e Depois
Disfunção de ATM Antes e Depois

Dúvidas Frequentes

Mostramos algumas das dúvidas mais comuns acima, mas ainda tem muita coisa que buscam sobre Cirurgia Ortognática. Veja abaixo mais algumas dúvidas comuns:

O que comer após a cirurgia?

A alimentação deve ser exclusivamente líquida ou pastosa por pelo menos 15 dias depois do procedimento. Estão liberados alimentos como sucos, vitaminas, sopas e caldos. Decorrida essa primeira fase da recuperação, o paciente pode ir retomando moderadamente a sua dieta normal, conforme o desconforto que sinta ao se alimentar.

Quais os riscos da Cirurgia de ATM?

Como qualquer procedimento existem alguns riscos, como danos aos dentes, restaurações ou elementos protéticos próximos do local; Infecção pós-operatória, com necessidade de tratamento; Trauma provocado pelos afastadores nos lábios, causando feridas e rachaduras nos lábios e nos cantos da boca (comissuras).

Como dormir depois da cirurgia ortognática?

Na primeira semana, tente dormir com a cabeça elevada em relação ao restante do corpo, em inclinação de 45 graus. Isso pode ser conseguido colocando dois ou três travesseiros abaixo da cabeça.

Plano de saúde cobra cirurgia ortognática?

Cirurgia Ortognática é coberta pelos Planos de Saúde, pois está devidamente inscrita no Rol de Procedimentos Cobertos da ANS, sedimentado pela Resolução Normativa de número 211 da Agência, que abrange a Cirurgia Ortognática ao estabelecer a “cobertura dos procedimentos cirúrgicos buco-maxilo-faciais, para a segmentação hospitalar, incluindo solicitação de exames complementares e fornecimento de medicamentos, anestésicos, gases, transfusões, órteses, próteses, assistência de enfermagem, alimentação e demais materiais ligados ao ato cirúrgico.

Meu plano negou a cirurgia, e agora?

Esta conduta é abusiva. Havendo indicação médica da necessidade do procedimento para preservação da saúde do paciente, a cirurgia deve ser coberta. O fato de haver melhoria estética, por si só, não é justificativa para afastar o dever de cobertura. Também os materiais necessários para realização da cirurgia devem ser todos cobertos.

Se você recebeu uma Negativa de Plano de Saúde para a Cobertura de Cirurgia Ortognática, o ideal é que você procure um advogado especialista em plano de saúde para melhor análise do caso e, se necessário, adoção das medidas cabíveis para afastar abusos.

4 comentários em “Cirurgia Ortognática”

Deixe um comentário