Bolo fofo sem glúten

 A intolerância ao glúten é uma condição em que o organismo apresenta dificuldade ou incapacidade de digerir o glúten, uma proteína encontrada no trigo, centeio e cevada.
#Bolo fofo sem glúten
Essa intolerância pode causar sintomas variados, desde diarreiador abdominal e inchaço até anemia e outras complicações. É importante entender que existem duas formas principais de intolerância ao glúten:

  1. Intolerância não celíaca: Nesse caso, o glúten danifica as paredes do intestino delgado, dificultando a absorção de nutrientes. Os sintomas incluem diarreia frequente, vômito, irritabilidade, perda de apetite, emagrecimento inexplicado e dor abdominal. A intolerância não celíaca não envolve uma reação imunológica grave.
  2. Doença celíaca: Além da intolerância ao glúten, ocorre uma reação do sistema imunológico, causando um quadro mais grave com inflamação, dores intensas e diarreia frequente. A doença celíaca é permanente e requer a eliminação completa do glúten da alimentação para aliviar os sintomas.

O diagnóstico envolve exames de fezes, urina, testes sorológicos e biópsia intestinal. O tratamento consiste em excluir o glúten da dieta por toda a vida. Alternativas como milho, batata e mandioca podem substituir o glúten na alimentação.

Diante de toda a explicação, apresentamos a seguir uma receita de bolo fofo sem glúten, em que a base é o milho, no caso, o fubá, que é um subproduto do milho.

Ingredientes

  • 2 xícaras(chá) de fubá mimoso
  • 1 ½ xícara(chá) de açúcar
  • 1 pote de iogurte natural integral
  • 150 ml de óleo
  • ½ copo de suco de laranja
  • 2 ovos
  • 1 colher(sopa) de fermento em pó
  • 1 colher(chá) de sal

Modo de fazer

No liquidificador coloque os ovos (um de cada vez, quebrados em outro recipiente para garantir que não vai estragar a receita), o óleo, o açúcar, o iogurte natural e o sal. Bata muito bem para homogeneizar.

Acrescente o suco de laranja, o fubá e bata bem para incorporar.

Por último coloque o fermento em pó e bata rapidamente para agregar.

Despeje essa mistura numa forma de furo no meio, untada e polvilhada com fubá. De preferência uma de 22 cm de diâmetro.

Leve para assar em forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 30 minutos.

Retire do forno, espere esfriar e desenforme essa delicinha.

Se você é intolerante à lactose também, pode substituir o iogurte por uma versão vegana, aí seu bolo fofo sem glúten será também sem lactose, e como muito sabor.

Entre no nosso GRUPO DE RECEITAS no Whatsapp. É de graça e você recebe dezenas de ideias e receitas fáceis e práticas toda semana! Participe e comente também do nosso GRUPO DO FACEBOOK.

Deixe um comentário