A Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros BM&FBOVESPA S.A. (hoje chamada de B3) é uma companhia de capital aberto formada em 2008 pela BOVESPA e pela Bolsa de Mercadorias e Futuros. Líder na América Latina e única em operação no Brasil, integra os índices IBOVESPA, IBrX-50, IBrX e ITAG, sendo considerada uma das maiores do mundo em valor de mercado.
Atua com desenvolvimento, implantação e provisão de sistemas para negociação, além de compensação e liquidação de ativos, com destaque para as clearings de ações, de derivativos, câmbio e ativos.
A BM&FBOVESPA Desempenha papel importante no desenvolvimento, formação e inclusão de investidores, conscientizando o público sobre a importância de formar patrimônio, poupar e investir à longo prazo, com uma estrutura operacional que abrangia outras 5 empresas:
- BM&FBOVESPA Supervisão de Mercados (BSM)
- Bolsa Brasileira de Mercadorias
- Banco BM&F
- Bolsa de Valores do Rio de Janeiro (BVRJ)
- BM&F USA Inc.
Hoje, o grupo tem um um novo nome (B3), vindo da união em 2017 da BM&FBOVESPA com a CETIP, que se uniram com o propósito de conectar, desenvolver e viabilizar o mercado financeiro de de Capitais.
Com mais de 100 anos de história e respondendo como a maior depositária de títulos de renda fixa da América Latina, a B3 é a maior câmara de ativos privados do Brasil. Sua nova estrutura operacional engloba as seguintes empresas:
- Banco B3 S.A. (Banco B3)
- B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão Ltd (B3 UK)
- B3 Inova USA LLC (B3 Inova)
- B3 S.A. USA Chicago LLC (B3 USA)
- BM&FBOVESPA BRV LLC (“BRV”)
- Bolsa de Valores do Rio de Janeiro (BVRJ)
- Central de Exposição a Derivativos (CED)
- CETIP Info Tecnologia S.A. (CETIP INFO)
- CETIP LUX SÀRL (CETIP LUX)
- B3 Social
- BM&FBOVESPA Supervisão de Mercados (BSM)
- BLK Sistemas Financeiros Ltda (BLK)
- Portal de Documentos S.A.
BM&FBOVESPA e as Ofertas Públicas
Oferta Pública é um evento que marca a primeira vendas de ações de uma empresa, ou o início das negociações dessas ações na bolsa de valores, ocorrendo por meio de distribuição primária, secundária ou a combinação de ambas.
Veja abaixo os tipos de ofertas existentes:
Oferta Pública Primária
A empresa emite e vende novas ações no mercado, com ingresso de recursos no próprio emissor da oferta. Os valores arrecadados irão para o vendedor e não para a empresa. Independentemente de a distribuição ser primária ou secundária, neste momento, com os compradores das ações a empresa amplia o seu quadro de sócios. Os investidores passam então a ser seus parceiros e proprietários de um pedaço da empresa.
Oferta Pública Secundária
Acontece quando são ofertadas ações/cotas de fundos de investimento já existentes, de modo que os recursos não serão aportados na empresa/fundo, mas serão direcionados aos acionistas/cotistas vendedores.