A produção profissional de biscoitos surgiu no século VII a.C. no Império Persa. Posteriormente, o biscoito se tornou uma base alimentar importante para os tripulantes das missões portuguesas em alto mar. Cada tripulante consumia cerca de 428 gramas por dia desses pães achatados, feitos de farinha de trigo e cozidos várias vezes até ficarem suficientemente duros para aguentar as longas viagens.
Na Índia, os primeiros biscoitos eram feitos com uma massa de “sagu”, uma substância farinácea extraída da parte central de algumas palmeiras. Esses biscoitos eram notáveis por sua durabilidade, podendo conservar-se por até vinte anos.
No século XVII, na Europa, a receita de biscoitos se popularizou. Surgiram novos métodos de fabricação, com a adição de coberturas, recheios, essências e, claro, chocolate. O biscoito se tornou uma iguaria desejada e deu início à sua industrialização. A Inglaterra se destacou na produção de diversos tipos de biscoitos, que logo foram exportados para suas colônias e, posteriormente, para os Estados Unidos.
Assim, o biscoito evoluiu ao longo da história, passando por diferentes culturas e se adaptando aos gostos e necessidades de cada época. Hoje, podemos desfrutar de uma variedade incrível de biscoitos, desde os simples até os mais elaborados, todos com uma história rica e saborosa!
O coco é um alimento farto na culinária brasileira, então nada mais natural do que termos desenvolvido a nossa versão de biscoito, o biscoito de coco sem glúten. Vamos à receita?!
Ingredientes
- 1 ovo
- 70 g de açúcar
- 50 ml óleo
- 2 colheres de sopa de coco ralado
- 1 Colher de café de essência de baunilha
- Raspas de laranja (opcional)
- 100 g de farinha de grão de bico
- 100 g farinha de arroz
- 1 colher de chá fermento em pó
- Pitada de sal
Modo de fazer
Numa tigela junte o ovo, as raspas de laranja, a essência de baunilha e bata.
Junte o óleo e o açúcar e continue batendo até obter uma mistura homogênea.
Junte o coco ralado, as farinhas de grão de bico e arroz, o sal e o fermento em pó, misture com uma espátula até a massa ficar uma pasta.
Transfira a massa para uma bancada para terminar de integrar bem a farinha, mas sem sovar, apenas amassando com as mãos. A massa é um pouco pegajosa, mas um pouco mais de farinha pode ser adicionada sem exagerar. Envolva a massa em filme e leve à geladeira por 30 minutos.
Retire a massa da geladeira, faça rolinhos como se fosse fazer nhoque e corte os biscoitos do tamanho que quiser. Você pode enrolar para que eles fiquem redondinhos, e passar na farinha de aveia para ficarem lindos, mas é opcional.
Unte e enfarinhe uma forma rasa e leve o biscoito de coco sem glúten ao forno pré-aquecido à 200º C por aproximadamente 12 minutos ou até a base dourar levemente.
As raspas de laranja podem ser substituídas por raspas de limão, mas prove vez com uma, vez com outra. Os sabores vão te surpreender. Só experimente e não se arrependerá.
Entre no nosso GRUPO DE RECEITAS no Whatsapp. É de graça e você recebe dezenas de ideias e receitas fáceis e práticas toda semana! Participe e comente também do nosso GRUPO DO FACEBOOK.