Entre todas as especiarias que podem ser utilizadas no preparo dos mais diversos tipos de alimentos, a páprica doce é uma das mais especiais e também é uma das mais conhecidas por quem trabalha na indústria alimentícia. Não somente por conta do seu sabor incrível, mas também pelas suas propriedades antioxidantes e pela sua versatilidade.
O uso da páprica se acentua ainda mais no preparo de carnes, visto que ela pode ser utilizada na preparação de carnes de origem bovina, suína e também em frangos e peixes, ressaltando o sabor original de cada um desses alimentos e garantindo um sabor extra, suave e muito especial.
Todas as pessoas que fazem parte da indústria de alimentos precisam conhecer e saber como utilizar a páprica doce no preparo das mais diferentes carnes, é exatamente sobre isso que este artigo irá tratar.
Conteúdo:
Como utilizar a páprica doce no preparo de carnes?
O uso da páprica doce no preparo de carnes é bem simples e variado, e os cozinheiros podem ficar bem à vontade para utilizá-la. Contudo, existe uma única regra que deve sempre ser seguida para que a páprica não perca suas propriedades e nem o sabor: ela não deve ser fervida.
Caso o preparo seja um ensopado de carne, por exemplo, é indicado que a páprica seja acrescentada no final da receita, para não amargar o prato e não deixá-lo com gosto desagradável. Todos os profissionais que seguirem essa dica com certeza serão capazes de agradar muito seus clientes com seus pratos de carne preparados com páprica doce.
Agora, veja abaixo como a páprica pode ser utilizada no preparo de 4 tipos diferentes de carne.
Peixe
A páprica doce concede um sabor extra especial nos peixes que são preparados assados, tanto em peixes de mar, quanto de água doce. Pode ser aplicada na carne logo antes dela ir ao forno e, o ideal, é que a páprica não seja colocada junto com os outros temperos no peixe, mas sim sozinha, para garantir que o sabor dela se destaque.
Frango
O preparo de um frango à parmegiana fica muito melhor quando a páprica doce é acrescentada na farinha de trigo que será utilizada para a realização do empanamento do filé de frango, pois tanto o filé, quanto o empanamento terão muito mais sabor.
Mas como o frango é uma carne bastante versátil, a páprica também pode ser aplicada em outros preparos da carne branca em questão, como em um simples filé grelhado.
Carne suína
A carne de porco divide muitas opiniões, mas o uso da páprica no preparo de uma marinada para um lombo, ou outro corte do porco que será assado, tem o poder de agradar até o paladar do cliente mais exigente, principalmente quando a marinada em questão for realizada com frutas cítricas, como laranja e limão.
Carne Vermelha
A carne vermelha é outra carne bastante versátil, assim como seus diferentes tipos de corte. A páprica doce combina muito bem com qualquer um dos cortes desta carne, e a dica é aplicar o condimento minutos antes de assar, cozinhar, fritar ou grelhar, para que o sabor possa se fixar muito bem por toda a carne, proporcionando um sabor único e marcante.
Qual a diferença entre a páprica doce e a páprica picante?
Essa também é uma dúvida bastante comum entre muitas pessoas do ramo alimentício que estão começando a conhecer melhor os condimentos. Enquanto a páprica doce concede cor e sabor suave para as carnes, a páprica picante garante ainda mais cor e uma picância bem mais acentuada, como o próprio nome já sugere.
Essa diferença de cor e sabor acontece porque os processos de fabricação dos dois condimentos são um pouco diferentes, enquanto as sementes das pimentas e dos pimentões são retiradas durante a fabricação da páprica doce, para a fabricação da picante, as sementes são mantidas.
O colorau substitui a páprica doce?
O colorau também é conhecido no Brasil como colorífico, e trata-se de um corante avermelhado natural que pode ser utilizado apenas para melhorar a aparência dos alimentos, como das carnes, por exemplo.
A dúvida se o colorau é capaz de substituir a páprica doce no preparo dos alimentos é bastante comum, principalmente entre jovens cozinheiros de restaurantes que ainda estão se habituando com os condimentos e temperos.
Mas a resposta é não. O colorífico não pode substituir a páprica doce, pois ele concede apenas cor aos alimentos, enquanto a páprica concede cor e sabor.
Por que utilizar a páprica doce no preparo de carnes?
Os clientes estão cada vez mais exigentes no que diz respeito ao sabor dos alimentos e das refeições que irão degustar. Eles gostam de sentir e brincar de identificar cada um dos temperos e condimentos que são utilizados pelos chefes de cozinha.
A páprica doce é um condimento suave que tem a capacidade de mudar totalmente o sabor de uma carne, deixando-a muito mais saborosa e com aquele gostinho de quero mais. Aderir ao uso desse tempero, elevará o sabor e o preparo das carnes do seu restaurante a um nível superior.