A importância da redução de alimentos processados na dieta para SOP

A Síndrome dos Ovários Policísticos, conhecida como SOP, é um distúrbio hormonal muito recorrente entre as mulheres. Estima-se que cerca de 2 milhões de diagnósticos sejam feitos por ano no Brasil por meio de exames laboratoriais e de imagem.

Uma vez diagnosticada, a SOP pode começar a ser tratada, considerando que a doença é crônica e não apresenta cura. Com os cuidados adequados, que incluem alimentação de qualidade, é possível atenuar os sintomas. Substituições simples, como a troca do refrigerante pelo suco de maçã integral, são um dos exemplos de cuidados que podem ser tomados no dia a dia. Confira abaixo mais informações sobre a síndrome e sua relação com a alimentação.

Afinal, o que é SOP?

SOP é a sigla usada para se referir à Síndrome dos Ovários Policísticos, um distúrbio que surge a partir de um desequilíbrio hormonal recorrente, que pode apresentar sintomas que acendem um alerta e a necessidade de buscar ajuda de um ginecologista.

Os sinais incluem a irregularidade no período menstrual, o excesso de pelos no corpo, a recorrência de acne e a alopecia. Ao apresentar os sintomas, as mulheres podem procurar o especialista, que dará o diagnóstico através de um dos exames ginecológicos de rotina: o ultrassom transvaginal.

Qual é a relação entre a alimentação e a síndrome?

Apesar de ser um problema associado à saúde ginecológica, a SOP pode ter os sintomas controlados por meio de uma série de cuidados, que envolvem exames de rotina, monitoramento médico, uso de remédios quando indicado e cuidado com a alimentação.

Por se tratar de uma síndrome que surge a partir do desequilíbrio hormonal, alimentos que possuem influência direta com os hormônios podem piorar ou atenuar os sintomas no dia a dia. O ideal é manter uma constância para que, assim, o quadro fique estável.

Hábitos alimentares que podem ajudar no controle de sintomas

Após saber a relação entre os alimentos e a SOP, é comum se perguntar como e quais novos hábitos devem ser adotados para a melhora do quadro de sintomas. Confira os principais deles.

Redução de alimentos processados

Os alimentos processados são uma opção muito consumida no dia a dia. Isso porque são práticos, considerados mais baratos e podem ser consumidos em qualquer lugar. Apesar disso, é preciso ter cuidado se você possui SOP.

Esse tipo de comida costuma ter altos níveis de açúcar e carboidratos. Essa composição faz com que o sintoma de resistência à insulina seja agravado, podendo causar até mesmo um novo problema: a diabetes.

Aumento do consumo de alimentos frescos e integrais

Para substituir o consumo dos processados, ganhando mais saúde e controlando os sintomas da síndrome, a dica é apostar em alimentos frescos e integrais que podem ser facilmente encontrados nos supermercados. Verduras, frutas e legumes estão entre os exemplos.

Comer alimentos frescos também pode ser sinônimo de praticidade! Para quem tem uma rotina mais corrida, uma boa alternativa é dedicar um dia da semana ao preparo de marmitas. Assim, é possível comer bem e saudável em poucos minutos.

Atenção redobrada com as embalagens

Nem sempre os alimentos são compostos da forma que pensamos, principalmente quando se trata de comidas industrializadas. O molho de tomate, por exemplo, pode ser rico em açúcar, uma substância de atenção para quem tem SOP.

A dica para saber exatamente o que consumir é ler com atenção a composição dos alimentos, que pode ser encontrada facilmente na embalagem. Com o tempo, você pode fazer uma lista de marcas e produtos que combinam com uma alimentação mais saudável e alinhada com a SOP.

Substituição de refrigerantes por sucos

Os refrigerantes “comuns” são ricos em açúcar, por isso é normal que quem possui SOP evite a bebida. Mas você sabia que as opções diet e light também podem ser um problema?

Por serem ricos em adoçante, essas bebidas podem afetar o paladar quando consumidas com frequência. É como se o corpo passasse a sentir maior necessidade de alimentos com açúcar. A alternativa é substituir a bebida por sucos naturais.

Constância e equilíbrio

Dietas restritivas são constantemente difíceis de seguir, causando o efeito inverso do esperado. Você até pode ficar dias ou semanas em uma restrição mais intensa, porém logo surgem os impulsos e as vontades que podem desencadear a compulsão.

Por isso, a principal dica para alinhar alimentação e redução dos sintomas da SOP é a constância e o equilíbrio. Lembre-se: nenhum alimento é totalmente proibido, mas é preciso ter cuidado, se informar e ter responsabilidade com as quantidades e a frequência de consu

Deixe um comentário